Topo

Maria Suelen e Rafael Silva vão para a final do Mundial do Rio

Do UOL, em São Paulo

31/08/2013 11h57

Neste sábado, Maria Suelen Altheman e Rafael Silva conseguiram feitos inéditos para o judô brasileiro. Os dois são os primeiros brasileiros a atingir a final de um Campeonato Mundial em suas categorias, os pesos pesados – acima dos 78kg no feminino e acima dos 100kg no masculino.

Para Maria Suelen, o feito foi duplo: seu marido, o medalhista de prata olímpico Carlos Honorato, nunca atingiu uma final de Mundial em sua carreira. Finalista dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, o ex-judoca tem como melhor colocação na carreira em Mundiais um bronze, em 2003.

Para chegar à final, Maria Suelen venceu a francesa Emilie Andeol. A trajetória da atleta, que também é líder do ranking mundial de sua categoria (+78kg), teve vitórias sobre Gulzhan Ssnova, do Cazaquistão, e Eunkyeong Kim, da Coreia do Sul, em uma luta extremamente rápida, após imobilização.

Rafael Silva

Com mais de 140kg, o medalhista olímpico Rafael Silva é o primeiro brasileiro a se classificar para uma final na categoria pesados. Para isso, ele venceu Andreas Toelzer e vai decidir o título contra o francês Teddy Riner, atual campeão olímpico e cinco vezes campeão mundial.

Bronze nos Jogos de Londres, Rafael superou o alemão que subiu ao seu lado no pódio olímpico em 2012. Para chegar às semifinais, o brasileiro, que lidera o ranking mundial dos pesos-pesados (+100kg), venceu, em sua estreia, Iurii Krakovetskii, do Quirguistão, por ippon com pouco menos de três minutos de combate. A segunda vitória veio também por ippon, sobre o japonês Ryu Shichinohe.

Antes do combate, o técnico da seleção francesa já alertava para a força do brasileiro. “É um atleta muito forte, hoje é número um do mundo, já estamos observando ele há mais de seis anos e acompanhamos sua progressão. Ele tem um físico impressionante, é um belo atleta, muito sólido no tatame”, disse Stéphane Frémont.

Os outros brasileiros do dia, na chave dos meio-pesados (100kg), foram eliminados. Campeão mundial em 2007, Luciano Corrêa perdeu em sua segunda luta. Ele bateu o tcheco Michal Horak na estreia, mas foi superado pelo francês Cyrille Maret na sequência. Já Renan Nunes perdeu na estreia para o alemão Dimitri Peters.

Judoca distraído olha para técnico e leva ippon no Mundial do Rio

  • Reprodução

    O judoca egípcio Islam El Shehaby protagonizou a cena mais engraçada do Mundial do Rio de Janeiro. Neste sábado, ele se distraiu na luta contra o tunisiano Faicel Jaballah, olhou para o lado e acabou levando um golpe.

    Com pouco menos de dois minutos para o fim do combate, a arbitragem parou o combate. El Shehaby se levantou e olhou para seu técnico, que tentava passar instruções. O problema é que ele não ouviu o comando que reiniciava o combate. Jaballah aproveitou a distração e aplicou o golpe perfeito – o egípcio só percebeu o que estava acontecendo quando não tinha mais nada a fazer.