Topo

Confederação revela rotina de sumiços e planeja separar "campeão fujão" de Esquiva para 2016

David comemora o ouro conquistado na categoria até 69 kg nos Jogos da Juventude 2010 - REUTERS/Tim Chong
David comemora o ouro conquistado na categoria até 69 kg nos Jogos da Juventude 2010 Imagem: REUTERS/Tim Chong

Bruno Freitas

Do UOL, em São Paulo

21/08/2012 06h00

Considerado uma das grandes esperanças do boxe brasileiro para a Olimpíada do Rio de Janeiro, David Lourenço da Costa causou preocupação entre família e amigos na última semana após desaparecer por seis dias em São Paulo, em sumiço posteriormente justificado em razão de stress e frustração por não ter ido a Londres. Apesar do incidente, segue tratado como nome de ponta da modalidade para o ciclo de 2016 que acaba de começar.

Os dirigentes do boxe no país admitem o potencial problemático do novato campeão mundial juvenil, mas mesmo assim refutam desistir do pugilista de 20 anos para o ciclo do Rio de Janeiro. Por isso, trabalham a ideia de tirar o garoto da mesma categoria do medalhista de prata Esquiva Falcão.

DAVID REAPARECE APÓS 6 DIAS

O pugilista David Lourenço da Costa, de 20 anos, retornou à casa dos pais na última quinta-feira após seis dias sumido. Em entrevista ao UOL Esporte, o boxeador contou que estava altamente estressado devido à rotina de treinos e que precisava de uma pausa. O fato de não ter conseguido ser selecionado para as Olimpíadas de Londres [perdeu a vaga da categoria para Esquiva Falcão] o deixou deprimido, contribuindo para a decisão de desaparecer.

"Eu já estava estressado. Estava em uma fase de muitas cobranças, muita porrada. Eu acordava boxe, almoçava boxe, jantava e dormia boxe. Precisei sair para ver se era isso que eu queria mesmo [boxe]", afirmou David Lourenço.

Ainda segundo o pugilista, existia a promessa de que ele seria levado para Londres como convidado da delegação, mas às vésperas da viagem nenhum dirigente apareceu com a documentação para o embarque. Questionada sobre o tema, a Confederação Brasileira de Boxe informou que jamais ofereceu convite do gênero para David ou qualquer outro atleta.

O atleta de 20 anos deixou sua casa por volta das 4h do dia 10 de agosto para ir treinar e não voltou. Ele não apareceu no Centro de Treinamento da CBBoxe, em Santo Amaro, na capital paulista. Desesperado, o pai de David acionou a polícia e iniciou buscas pela cidade.

De acordo com o presidente da CBBoxe, Mauro José da Silva, o sumiço de David Lourenço após os Jogos de Londres não foi o primeiro incidente do gênero com o pugilista.

"Não é a primeira vez que ele faz isso. Já teve esse tipo de comportamento após perder uma luta no Brasileiro. Sumiu, ficou uns três ou quatro dias sem contato. Depois descobriu-se que tinha arrumado uma amiga e estava desfrutando da companhia dela, na  casa dela. Não avisou o pai e a mãe", afirmou o presidente da CBBoxe em entrevista ao UOL Esporte.

Mauro José da Silva ainda declarou que o jovem conta com apoio psicológico da entidade e que pretende conversar pessoalmente com David Lourenço sobre o episódio.

Além do caso do novo sumiço em São Paulo, o presidente da entidade que gere o boxe amador do país quer colocar em prática a estratégia de minar a rivalidade David x Esquiva Falcão dentro dos médios (até 75 kg), tirando o campeão juvenil da categoria. Os dois jovens foram adversários no último ciclo e alternaram momentos favoráveis com instantes de adversidade em relação ao rival.

Esquiva subiu para a categoria até 75 kg no fim de 2010, mas enfrentou adversidades no início e ficou sem a vaga para o Pan-Americano de Guadalajara [David se classificou entre os médios e foi eliminado no primeiro combate]. No entanto o futuro medalhista olímpico conseguiu lugar para o Mundial do Azerbaijão, onde obteria o bronze.

"A categoria até 75 kg é complicada para ele (David). Por não ter tanta altura, compete em desvantagem. Ele poderia muito bem estar entre os pugilistas até 69 kg, mas precisa se esforçar para isso, ter força de vontade. Não é fácil ser atleta de alto rendimento, e o Esquiva é um atleta nato da categoria até 75 kg, com todas as condições. Se ele continuar a dar esses 'perdidos', não ajuda em nada", disse Mauro José da Silva em menção à revelação de 20 anos.

David Lourenço tem apenas 1,69 m de estatura, contra 1,78 m de Esquiva Falcão. Ainda como integrante da categoria até 69 kg, foi campeão mundial juvenil em 2010, no Azerbaijão. No mesmo ano conquistou o título dos Jogos da Juventude, em Cingapura.

Na apresentação oficial do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) ao final dos Jogos de Londres, os executivos da entidade citaram o nome de David Lourenço como parte da expectativa de crescimento de patamar do Brasil no quadro de medalhas para 2016. Por tabela, jogaram pressão sobre entidade que gere o boxe amador nacional na administração deste talento problemático em questão.

"Ele faz parte da seleção, conseguiu dois fantásticos resultados, tem potencial, mostrou competência técnica. Só precisa entender que a transição de juvenil para a elite tem algumas alterações. Passado a idade, ainda está em formação física, contra uma elite que já está pronta. Precisa se adaptar. Até aqui os resultados foram todos negativos, e ele não soube lidar com isso", declarou o presidente da CBBoxe.