Topo

Esquiva curte férias de celebridade, dribla ciúmes da namorada e usa medalha para ganhar dinheiro

Esquiva Falcão conheceu várias celebridades como o apresentador Ratinho - Divulgação/Esquiva Falcão
Esquiva Falcão conheceu várias celebridades como o apresentador Ratinho Imagem: Divulgação/Esquiva Falcão

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

11/10/2012 12h03

Esquiva Falcão não ficou rico após as Olimpíadas de Londres, nem recebeu uma proposta que mudasse sua vida. Mas não tem muito do que reclamar. O lutador está aproveitando as férias como celebridade em sua cidade e tem usado a medalha de prata para conseguir um dinheiro extra no fim do mês. O mais difícil é driblar o assédio das fãs por causa dos ciúmes da namorada.

  • REUTERS/Cadu Gomes

    Esquiva, prata em Londres, ganha o carinho do irmão Yamaguchi, bronze, na chegada ao Brasil

  • Reprodução/Facebook

    Luciano Huck entrega nova casa da família Falcão após reforma. Esquiva comemorou conquista

Esquiva mora com os pais e oito irmãos em Jacaraípe-ES, cidadezinha praiana a 33 km de Vitória. É lá que ele descansa desde que voltou de Londres como uma rotina nada ruim: comer, treinar na praia e atender aos vários e crescentes pedidos de fotos e autógrafos.

É entre um pedido e outro que as fãs mais exaltadas aparecem e despertam o ciúmes da namorada Suelen Nascimento, que assim como o boxeador também tem 22 anos. Esquiva administra bem a situação dizendo que é comportado e já pensa em casamento.

“Não pode aparecer mulher que ela morre de ciúmes. Mas sou bastante comportado, até porque sou ciumento também. Mas quando chega uma fã querendo uma foto mais agarradinha eu já falo ‘não encosta muito não’”.

O medalhista aprendeu a usar a fama a seu favor. Foi graças a ela que teve a oportunidade de conhecer celebridades como os craques Alexandre Pato e Paulo Henrique Ganso, e ídolos como Ronaldo Fenômeno, a presidente Dilma Rousseff e os cantores Victor e Leo, João Bosco e Vinicius nos shows sertanejos a que costuma ir com a namorada.

E usou a mesma fama para fins ainda mais importantes: os lucrativos. Esquiva tem ganhado um dinheiro ‘extra’ no fim do mês para comparecer em vários eventos esportivos com sua medalha de prata.

“Tenho ido muito em eventos, principalmente de academia aqui no Espírito Santo, apresentações e competições. Rola um cachêzinho por fora e ajuda no mês. É muito gratificante também porque vejo criança entrando no boxe por minha causa”.

Mas os treinos leves na praia e a vida boa vão acabar. O resultado das férias e dos pratos de massa, especialmente a macarronada preparada pela mãe que ele tanto adora, é 4 kg de gordura a mais no corpo desde os Jogos de Londres.

Com jeito tranquilo, ele não demonstra preocupação. Tem analisado com calma as propostas profissionais e rejeitado todas porque nenhuma superou o que ganha como amador somando a ajuda do Bolsa Atleta e o patrocínio da Petrobrás.

Foi bastante difícil a infância. Passamos fome, tivemos que sair de casa. Quando tinha uns 7 a 9 anos, meu pai precisou roubar alimentos no supermercado e moramos debaixo da ponte

Esquiva Falcão sobre a infância difícil

No próximo dia 9, vai à Califórnia analisar uma proposta para se tornar boxeador profissional nos Estados Unidos, mas já sinaliza com uma negativa. Sua ideia é mesmo se preparar para o Mundial de Boxe Amador no ano que vem e continuar em sua modalidade até 2016 para, dessa vez, não deixar escapar o ouro.

Até lá, quer incrementar o Muay Thai e o Jiu Jitsu aos seus treinos para, em 2017, chegar ao MMA como Anderson Silva, segundo ele.

“Minha vida mudou bastante. Ganhei uma casa nova, minhas redes sociais bombaram, conheci muitos famosos e grandes nomes do esporte. O COB e a Confederação de Boxe me olham com outros olhos. Não sou mais aquele Esquiva que era uma promessa”, comemora ele, que também teve sua casa reformada no quadro Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck.