Topo

MMA


Por falta de estrutura, UFC tira luta de Anderson do Brasil e UFC 147 segue sem local

Chael Sonnen sorri, enquanto Anderson Silva encara sério seu rival em coletiva no Rio - Reprodução
Chael Sonnen sorri, enquanto Anderson Silva encara sério seu rival em coletiva no Rio Imagem: Reprodução

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio

24/04/2012 12h07

O UFC confirmou nesta terça-feira, em coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, o fracasso do que havia sido anunciado como a maior edição do evento na história. O UFC 147, que aconteceria no estádio do Engenhão, acabou dividido em dois locais: a luta principal, entre Anderson Silva e Chael Sonnen, migrou para Las Vegas, no UFC 148, em 7 de julho, enquanto os combates restantes ainda não tem local para acontecer no Brasil, no dia 23 de junho.

A culpa da mudança foi estrutural, já que será realizada a Rio+20, conferência ambiental das Nações Unidas no Rio de Janeiro. A capital fluminense, que se tornou opção após o fracasso das negociações com São Paulo, sofre com falta de hotéis na época prevista para a programação do Ultimate, devido a este evento entre 20 e 22 de junho. "Não importa quantas pessoas irão ver Silva contra Sonnen, haverá hotel para todos em Las Vegas", chegou a alfinetar Dana White.

Devido a esta falta de estrutura da cidade - sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - a opção foi por mandar a revanche de Anderson Silva contra Chael Sonnen, pelo cinturão dos médios do UFC, para Las Vegas. Eles duelaram pela primeira vez no UFC 117, em Oakland, quando o brasileiro teve muitas dificuldades, mas finalizou no quinto e último assalto.

“Tenho boas e más notícias. A boa notícia é que Chael e Anderson vão lutar e a má notícia é que não será no Brasil, como planejamos. Queríamos que fosse aqui, num estádio de futebol. Tentamos em São Paulo e no Rio, mas não deu certo. Tanto que ainda não temos um local para o UFC 147, com as finais do TUF”, afirmou Dana White.

UFC 148 - 7 DE JULHO

Card principal
Anderson Silva x Chael Sonnen
Dominick Cruz x Urijah Faber
Tito Ortiz x Forrest Griffin
Rich Franklin x Cung Le
Michael Bisping x Tim Boetsch
Renan Barão x Ivan Menjivar

Card preliminar
Demian Maia x Dong Hyun Kim
Riki Fukuda x Costa Philippou
Gleison Tibau x K. Nurmagomedov
Fabrício Morango x Melvin Guillard

“Esta luta (Anderson x Sonnen) não é apenas a maior luta do UFC neste ano, mas é um evento global, um dos maiores do ano em todos os esportes. Se fizéssemos no Brasil, teria de ser em um grande estádio. Nós tentamos alugar aquela garra do U2 para cobrir o octógono, por exemplo, mas quando entramos nas logísticas, tudo que podia dar errado deu. Las Vegas é a capital das lutas do mundo, pessoas de todo o mundo poderão ir para lá, apostar, passear. Era a única opção, tivemos muitos problemas que impossibilitaram apesar de Anderson querer lutar e Sonnen ter aceitado vir ao Brasil”, completou ele, que adiantou que José Aldo pode estar no card brasileiro a ser confirmado.

Anderson Silva se disse triste com a mudança e criticou abertamente o problema, já que tinha colocado como condição para enfrentar Sonnen lutar no Brasil. "Houve uma aliança que o UFC fez com uma companhia que não foi suficientemente profissional para entender o tamanho do evento", disse ele.

O card do UFC 148 também deve ter o encontro dos técnicos da edição dos EUA do reality show The Ultimate Fighter, Dominick Cruz e Urijah Faber. Renan Barão, Demian Maia, Gleison Tibau e Fabrício Camões são os brasileiros já confirmados para a noitada.

Já a edição brasileira terá as finais do TUF Brasil, nas categorias pena e médio, e também o reencontro dos técnicos do programa, Vitor Belfort e Wanderlei Silva. Eles lutaram pela primeira vez em 1998, e Vitor venceu por nocaute, no primeiro UFC no Brasil. Fabrício Werdum e Mike Russow também tiveram luta confirmada, mas o local segue em aberto.

Entenda o caso

Com a realização de dois eventos em menos de seis meses no último ano, ambos no Rio de Janeiro, o UFC passou a negociar mais uma programação, desta vez em São Paulo. Tudo devido à estreia do reality show The Ultimate Fighter no Brasil e da necessidade de um grande evento para a final do programa.

Apesar da intenção de levar a São Paulo o evento, a negociação foi frustrada. A primeira opção foi o Morumbi, de olho no recorde de público do UFC, mas a negociação com o São Paulo não avançou durante o mês de janeiro. Então, o Pacaembu foi oferecido pela prefeitura paulista, mas novamente não foi possível fazer acordo, principalmente devido às exigentes leis quanto ao barulho na região do estádio.

Em março, foi o próprio presidente Dana White quem anunciou a ida do UFC 147 para o Rio de Janeiro. Antes da confirmação oficial, ele afirmou em coletiva de imprensa que o evento havia sido marcado para o dia 23 de junho, no estádio do Engenhão. A expectativa era de 80 mil pessoas no Rio de Janeiro, número reduzido para 65 mil pelas autoridades locais.

A nova reviravolta foi em relação à data. Dado como certo para o dia 23 de junho, o UFC passou a ter dificuldades em fechar o evento, devido à Rio+20, conferência das Nações Unidas que deve colocar 50 mil pessoas na capital fluminense, incluindo chefes de estado.

A direção do Ultimate não gostou da ideia de mudar o evento para o dia 30, por causa de seu cronograma de edições no exterior, gerando nova discussão para tentar manter o card no Brasil e decidir o que fazer com o combate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, até a mudança do combate e a atual indefinição de onde será reailzado o UFC 147.