Topo

MMA


José Aldo se vê como galã de cinema, mas mantém vida simples com metrô e jogo na arquibancada

José Aldo comemora com torcida após garantir o cinturão dos pesos-pena no UFC Rio - Felipe Dana/AP
José Aldo comemora com torcida após garantir o cinturão dos pesos-pena no UFC Rio Imagem: Felipe Dana/AP

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

17/05/2012 06h02

José Aldo trocou a infância pobre e as dificuldades no início de carreira pelo sucesso no octógono, os patrocínios gordos e o almejado cinturão do peso-pena no UFC. Agora, está prestes a virar personagem de cinema e admite até que se considera um galã. Mas um dos lutadores brasileiros de maior sucesso no MMA conserva a vida simples que levava antes da fama com hábitos comuns como ir trabalhar de metrô e assistir aos jogos do Flamengo na arquibancada.

MARIANA XIMENES DEVE FAZER FILME

  • O filme que contará a história do lutador está em fase de preparação. A produtora Black Maria está escolhendo as locações e negociando com os atores para fazerem parte do elenco. Mariana Ximenes deve ser confirmada no longa.

    O diretor Afonso Poyart conta que a história de superação do lutador pesou muito para que ele fosse o escolhido. Aldo dará pitacos e pode até fazer uma participação especial. "Eu queria fazer um filme de MMA com um lutador brasileiro. Pesquisamos várias pessoas, nomes em ascensão. Ele tem uma história peculiar, saiu da região amazônica para o Rio, enfrentou todo tipo de obstáculo. Isso é rico".

Há nove anos no Rio de Janeiro, desde que saiu de Manaus para tentar viver do jiu-jitsu, o lutador construiu uma vida sem grandes luxos. Até hoje dispensa o camarote da presidente do Flamengo Patricia Amorim para torcer pelo seu time junto com as organizadas no estádio.

Além dos jogos do rubro-negro, José Aldo gosta de sair com a esposa Viviane para jantar, comer pizza e ir ao cinema ou encontrar os amigos e pôr o papo em dia. Não gosta de festas ou badalações e prefere ficar em casa assistindo à TV ou jogando videogame.

Assim como boa parte dos cidadãos brasileiros, um de seus principais meios de transporte para ir ao trabalho é o metrô. “Bom dia!!! Depois de pegar o metro lotadão vamos treinar boxe", tuitou certa vez.

Quando está no Rio de Janeiro, também usa uma moto 125 cc para ir do Méier, onda mora na Zona Norte do Rio de Janeiro, ao bairro do Flamengo, Zona Sul da cidade, local de seus treinamentos diários. Apenas agora sua rotina ganhará facilidades porque comprou um imóvel perto do local de trabalho.

“Eu gosto de uma vida simples. Tento manter isso. Meu passatempo preferido é uma boa roda de amigos”, resume, em poucas palavras.

A única mudança foi o aumento do assédio e do reconhecimento nas ruas depois de nocautear o americano Chad Mendes na luta principal do UFC 142, no Rio de Janeiro.

José Aldo só deixa a humildade de lado quando o assunto é o cinema. A vida do lutador vai virar filme que entrará em cartaz no segundo semestre de 2013 ou no início de 2014. E está com a bola cheia. Será interpretado pelo galã Malvino Salvador.

Em sua visão, é o ator ideal. “Tinha que ser um cara bonito como eu para me interpretar, né? Eu sou fã do Malvino, gosto do trabalho dele e o escolhi. Acho que estou bem representado”, brincou. Aldo volta ao octógono em julho, quando encara Erik Koch valendo o cinturão dos penas no UFC 149.