Topo

MMA


Lesão faz Belfort adiar aposentadoria: "Vou lutar até os 40 anos"

Vitor Belfort, de 35 anos, pretendia se aposentar após três lutas, mas mudou de ideia - Rafael Andrade/Folhapress
Vitor Belfort, de 35 anos, pretendia se aposentar após três lutas, mas mudou de ideia Imagem: Rafael Andrade/Folhapress

Rafael Krieger

Do UOL, em São Paulo

18/06/2012 15h00

Antes da lesão na mão esquerda que o tirou do combate contra Wanderlei Silva no UFC 147, Vitor Belfort pretendia fazer mais três lutas e então se aposentar. Mas, empolgado com o rendimento dos treinos e com a repercussão do reality show The Ultimate Fighter Brasil, ele mudou de ideia.

O ex-campeão do UFC participou nesta segunda de uma entrevista coletiva junto com os finalistas do TUF e revelou que a recuperação de sua lesão o motivou a adiar a sua aposentadoria e estender a sua carreira: “Vou lutar até os 40 anos”, avisou o lutador, que está com 35.

“Estava treinando muito bem, em uma das melhores fases da minha vida. Acho que nunca estive tão feliz e animado, de ver o esporte chegando nessa magnitude. Depois que eu me contundi, fiquei muito triste por dois dias. Mas não consigo ficar parado, fica um vazio dentro de mim, e escolhi ser feliz. Foi nesses dois dias que resolvi estender a minha carreira para mais cinco anos”, explicou.

Belfort disse ainda que “gosta de ser uma referência para sua família”, e que o filho teria insistido para que ele não parasse. Treinando com uma mão só, o lutador alegou ter visto na adversidade um combustível para melhorar sua técnica, e por isso quer ter mais tempo para voltar a disputar o cinturão.

“Vou fazer um blog até a minha próxima luta, em outubro no Brasil, para mostrar como é voltar de uma lesão, como é superar as dificuldades. É um momento em que muita gente se deprime, muitos atletas buscam a bebida”, comentou.

“Tenho certeza de que, em outubro, vou nocautear com a direita, seja quem for. Estou adaptando coisas ao meu corpo que não conhecia antes”, acrescentou o canhoto Belfort, que superou Wanderlei Silva como técnico do TUF, mas vai ter que esperar um pouco mais para tentar voltar a derrota-lo no octógono.