Topo

MMA


Jason vence Pepey por decisão unânime e é o primeiro campeão do TUF Brasil

Rony Jason vence por decisâo unânime dos árbitros e agora é lutador dos penas do UFC - Marcus Desimoni/UOL
Rony Jason vence por decisâo unânime dos árbitros e agora é lutador dos penas do UFC Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Belo Horizonte

24/06/2012 00h18

Na primeira final do reality show The Ultimate Fighter Brasil, o peso pena Rony Jason sagrou-se o primeiro campeão da temporada de estreia do programa no Brasil ao derrotar Godofredo Pepey por decisão unânime dos juízes na terceira luta do card principal do UFC 147 em Belo Horizonte.

Em um combate morno, Jason contou com o apoio da torcida no Mineirinho, enquanto Pepey foi muito vaiado, assim como em todas as suas aparições na capital mineira na semana que antecedeu o evento.

Com a vitória, o cearense Jason assegurou um contrato de seis lutas com o UFC. Ele é o único finalista do TUF que lutou desde o começo no time do técnico Wanderlei Silva.

Especialista em jiu-jitsu, Pepey buscou a luta em pé nos primeiros minutos, mas logo levou Jason ao chão e começou a tentar achar a finalização. Enquanto isso, a torcida gritava o nome de Jason e vaiava a falta de ação no octógono.

O árbitro determinou que os dois se levantassem faltando dois minutos para o fim do primeiro assalto. Para a vibração da torcida, Jason acertou uma joelhada voadora no rosto do rival e conseguiu uma bonita queda na sequência. Mas Pepey se defendeu bem com cotoveladas antes do fim do round.

Os dois lutadores voltaram a se estudar no começo do segundo round e, quando Pepey conseguiu a queda após dois minutos de luta em pé, a torcida chiou. Jason se defendeu bem e, quando Pepey tentou partir para cima na trocação, levou dois socos no contra-ataque.

Jason continuou levando vantagem na luta em pé no começo do round decisivo. Já Pepey não acertava seus golpes e era bem neutralizado no chão. A luta chegou a ser interrompida por duas vezes devido a golpes de Pepey nas partes íntimas do adversário. Um deles fez Jason rastejar no chão de tanta dor. Quando soou o gongo, os dois quase começaram uma briga. Mas a vitória ficou mesmo com Jason, por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28).