Topo

MMA


Sem Globo, PPV do UFC 148 fica mais caro e espera aumento de 30% nas vendas

Anderson Silva partiu para cima de Sonnen e deu ombrada no rival após a pesagem - UFC/Divulgação
Anderson Silva partiu para cima de Sonnen e deu ombrada no rival após a pesagem Imagem: UFC/Divulgação

Luiz Paulo Montes

Do UOL, em São Paulo

07/07/2012 10h00

O brasileiro que quiser assistir ao histórico combate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, pelo cinturão dos médios, neste sábado, no UFC 148, terá que desembolsar aproximadamente R$ 70 para fazer a assinatura do pay per view do canal Combate. A emissora paga transmitirá o evento com exclusividade, já que a TV Globo anunciou  nesta semana que só irá passar a reprise do duelo, devido a uma cláusula contratual no acordo assinado, que só permite a emissora brasileira passar ao vivo as lutas realizadas no país.

Até junho deste ano, o valor de um único evento do UFC custava R$ 50, como aconteceu na vitória de Júnior Cigano sobre Frank Mir, no UFC 146. Oficialmente, a NET, uma das operadoras brasileiras de televisão, informou que o aumento no preço poucos dias antes do histórico combate foi uma coincidência, já que anualmente no mês de julho existe um reajuste no valor. A Sky, outra operadora, não enviou as informações até a publicação desta matéria.

Segundo a NET, a expectativa é que o número de vendas do pay per view aumente em até 30% para o UFC 148, que será realizado no tradicional hotel MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas - a empresa não quis fornecer o número exato que espera de vendas.

AS MAIORES VENDAS DE PPV DO UFC

EVENTOLUTA PRINCIPALNº DE VENDAS
UFC 100B. Lesnar x Frank Mir1,6 milhão
UFC 116B. Lesnar x S. Carwin1,16 milhão
UFC 66Chuck Liddell x Tito Ortiz1,05 milhão
UFC 114R. Jackson x R. Evans1,05 milhão
UFC 121B. Lesnar x C. Velasquez1,05 milhão
UFC 91R. Couture x B. Lesnar1,01 milhão

O fato é que o UFC espera que este sábado seja histórico também fora do octgono. Dana White, presidente da organização, declarou no início da semana que acredita que mais de 1 milhão de pessoas farão a assinatura do pacote para ver a aguardada revanche do americano contra o brasileiro. 

"Será uma das maiores realizações de toda temporada. Não há dúvidas de que o nosso plano é vender mais de um milhão de pacotes de pay-per-view. Estamos esperando números como os do UFC 100", afirmou Dana, referindo-se ao evento que lidera as estatísticas como de mais vendas do canal pago até hoje. Na ocasião, quase 1,6 milhão de pessoas pagaram para ver o duelo entre Frank Mir e Brock Lesnar, em 11 de julho de 2009. 

O otimismo do UFC nas vendas se deve pelo tamanho do evento. Anderson Silva e Chael Sonnen são dois dos maiores desafetos dentro da organização. No único combate entre eles, o brasileiro venceu, em 2010, com uma finalização.

Desde então, o americano, que chegou a ser flagrado no doping, vinha pedindo uma revanche e, por diversas vezes, chegou a ofender Anderson e o Brasil. O clima entre os dois é dos piores, e ficou evidente na tradicional encarada após a pesagem oficial, nesta sexta, quando Anderson Silva perdeu a cabeça e acertou uma ombrada no rosto de seu adversário.

O último evento que ultrapassou a marca de 1 milhão de pacotes vendidos no mundo inteiro foi o UFC 121, em outubro de 2010, que teve como luta principal Brock Lesnar x Cain Velasquez, pelos pesos pesados. 

Quando a TV Globo comprou os direitos de transmissão do UFC no Brasil, a ideia da emissora era, claro, de transmissão da luta entre Anderson e Sonnen, já que inicialmente o combate seria realizado no Rio de Janeiro - a Globo só tem os direitos de transmissão das lutas no país, segundo comunicado emitido nesta semana. 

A emissora carioca passará a luta principal do  UFC 148 em uma reprise após o "Altas Horas", cerca de meia hora após o fim do combate (por força de contrato também). Os fãs que quiserem assistir o duelo ao vivo terão, de fato, que pagar.