Topo

MMA


Barão bate Faber, fatura cinturão interino e é o 4º brasileiro campeão do UFC; cubano frustra

Brasileiro Renan Barão festeja vitória no UFC; ele é o novo campeão interino dos galos - UFC/Divulgação
Brasileiro Renan Barão festeja vitória no UFC; ele é o novo campeão interino dos galos Imagem: UFC/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

22/07/2012 01h55

O Brasil faturou mais um cinturão do UFC. Na madrugada deste domingo, na edição 149 do evento, no Canadá, Renan Barão venceu o norte-americano Urijah Faber e conquistou o título interino da categoria galo. O triunfo veio por pontos, em 25 minutos de combate em que o potiguar de 25 anos dominou totalmente as ações e não sofreu riscos.

NA GRADE: ANÁLISE DA CONQUISTA

  • Com estratégia perfeita, Barão não dá show, mas garante quarto cinturão do UFC para o Brasil

Com o resultado, Barão confirma um retrospecto incrível no MMA. São 30 combates sem perder - ele só foi derrotado em sua estreia - e, com sua quarta vitória dentro do Ultimate, ele chega ao cinturão. Ele se junta a outros três campeões verde-amarelos na organização: Anderson Silva (médio), Júnior Cigano (pesado) e seu companheiro de treinos José Aldo (pena).

Faber e Barão disputaram o título interino devido à lesão do atual campeão da categoria, Dominick Cruz. Ele rompeu ligamentos do joelho e, devido ao longo tempo afastado, um campeão interino foi promovido. Agora, o potiguar vai aguardar por Cruz, ou pode até colocar o cinturão interino em jogo.

O combate foi bastante movimentado durante todos os cinco rounds e teve como tônica a precisão de Barão para atacar e contra-atacar Faber sempre que ameaçado. Faber chegou a balançar algumas vezes, mas não ficou perto de ser nocauteado. Por outro lado, o norte-americano nunca conseguiu levar a luta para o chão, sendo atingido muitas vezes por chutes altos e baixos do potiguar.

Oriundo de Natal e integrante da Nova União, academia carioca comandada pelo técnico Dedé Pederneiras, Barão teve uma ascensão meteórica no MMA. Copm sua sequência avassaladora de vitórias, a maioria por nocaute ou finalização, ele chegou com status de promessa no UFC e não demorou a cumprir. Bastaram três combates - e a lesão de Cruz - para ele ter sua primeira chance pelo cinturão, conquistado sem contestação contra Faber.

Cubano frustra e fica longe de Anderson

Muito aguardado pelos fãs do UFC, o combate de estreia do cubano Hector Lombard decepcionou, e muito. Em três rounds mornos de luta, o ex-campeão dos médios do Bellator tentou soltar suas bombas, mas não encontrou o caminho do nocaute.

Sem conseguir finalizar a luta, a decisão foi parar na mãos dos jurados, e a decisão dividida foi em favor do norte-americano Tim Boetsch, azarão para o duelo. Boetsch chega agora a quatro triunfos consecutivos do Ultimate, enterrando as chances de Lombard ser o próximo desafiante de Anderson Silva, como tanto se esperava.

Nos 15 minutos de luta, Boetsch mostrou muito respeito para com Lombard, principalmente por seu reconhecido poder de nocaute. Muito parado, o cubano não achou a distância para aplicar seus socos. Com isso, o norte-americano foi mais efetivo e, por tentar aplicar quedas e procurar mais o combate, ganhou de dois dos três árbitros laterais a vitória.

Mais card principal em Calgary

O card principal começou com um combate que parecia que seria definido apenas por pontos, mas Matt Riddle surpreendeu. Quando o canadense Chris Clements tentou uma cotovelada giratória no terceiro round, Riddle se esquivou - à la Anderson Silva - e conseguiu encaixar um katagatame em pé. O norte-americano levou o rival ao chão, manteve a posição e conseguiu força-lo a bater. Foi a segunda vitória seguida do lutador, que passou pelo reality show The Ultimate Fighter.

Em combate de pesos pesados em que se esperava por nocaute, Cheik Kongo e Shawn Jordan fizeram um combate sonolento. Kongo, da França, foi levemente melhor, mas os lutadores passaram quase todos os 15 minutos agarrados e apoiados na grade. O francês realmente levou a melhor, em decisão unânime por pontos.

Card principal:
Galos: Renan Barão (BRA) vence Urijah Faber (EUA), por pontos (decisão unânime) e é o novo campeão interino
Médio: Tim Boetsch (EUA) vence  Hector Lombard (CUB), por pontos (decisão dividida)
Pesado: Cheik Kongo (FRA) vence Shawn Jordan (EUA), por pontos (decisão unânime)
Meio-médio: James Head (EUA) vence Brian Ebersole (EUA), por pontos (decisão dividida)
Meio-médio: Matthew Riddle (EUA) vence Chris Clements (CAN), por finalização no 3º round

Card preliminar
Médio: Nick Ring (CAN) vence Court McGee (EUA), por pontos (decisão unânime)
Galo: Francisco Rivera (EUA) vence Roland Delorme (CAN), por nocaute no 1º round
Meio-pesado: (CAN) Ryan Jimmo vence Anthony Perosh (AUS), por nocaute no 1º round
Galo: Bryan Caraway (EUA) vence Mitch Gagnon (CAN), por finalização no 3º round
Pena: Antonio Carvalho (CAN) vence Daniel Pineda (EUA), por nocaute no 1º round
Leve: Anton Kuivanen (FIN) vence Mitch Clarke (CAN), por pontos (decisão dividida)