Werdum finaliza 'lenda' Minotauro na revanche e dá grande passo rumo ao cinturão

Maurício Dehò
Do UOL, em Fortaleza

O favoritismo se cumpriu no octógono do UFC em Fortaleza. Na madrugada deste domingo, em uma revanche de pesos pesados recheada de expectativas, o número 3 do ranking do UFC, Fabrício Werdum, conseguiu devolver a derrota sofrida para Rodrigo Minotauro no Pride em 2006, quando ainda era um mero lutador de jiu-jítsu, fã do baiano, tentando a sorte no vale-tudo. O gaúcho venceu por finalização no segundo round, lutando no chão, que é a especialidade de ambos.

O combate foi o duelo de técnicos do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2. Como treinadores, Minotauro já havia vencido o gaúcho ao colocar dois representantes na decisão do programa, que teve Léo Santos ficando com o título.

Werdum precisou ir ao segundo round e levar para o chão a luta para conquistar sua terceira vitória seguida na carreira – todas elas desde que trocou o Strikeforce pelo UFC. O resultado o deixa muito próximo de um combate pelo cinturão de Cain Velásquez, mas o norte-americano tem compromisso marcado para uma terceira luta com Júnior Cigano.

"Foi uma honra lutar com Minotauro pela segunda vez. Ele é um ídolo, estou muito feliz, porque o cara é f... mesmo", disse Werdum. "Eu consegui pegar as costas dele. Ele virou e consegui encaixar a chave de braço. Fiquei muito feliz."

A luta começou com Minotauro tentando apostar na trocação, mas logo Werdum o derrubou. O baiano tentou varrer, e conseguiu se levantar. Um bom jab de Werdum acertou em cheio o rosto de Minotauro, que pareceu sentir a mão pesada do rival. O combate ficou mais amarrado até o fim dos primeiros cinco minutos.

No intervalo, Anderson Silva entrou no octógono e ajudou passando gelo e uma toalha no baiano Minotauro, além de levar o banquinho. As instruções ficaram por conta do técnico Luiz Dórea.

No segundo giro, a trocação ficou mais aberta, com o ex-campeão caçando Werdum. O gaúcho levou a luta para o chão, e após boas trocas de posição, pegou as costas e então o braço, conseguindo uma chave e encerrando o combate mais cedo. Minotauro, que não conseguia bater, desistiu verbalmente da luta.

Werdum vinha de vitórias por pontos contra Roy Nelson e por nocaute contra Mike Russow, sendo que esta há um ano. O período de inatividade não prejudicou o especialista em jiu-jítsu, que está em grande fase física e tecnicamente – tendo evoluído muito no jogo de chão desde o primeiro duelo com Minotauro no Pride.

Já Minotauro segue com seus altos e baixos dentro do UFC. Depois que conquistou o cinturão interino dos pesados, em 2008, ele sofre com a instabilidade. Muito disso tem a ver com quatro cirurgias (duas no quadril, uma no joelho e outra no braço) que minaram seu físico, ainda que sua equipe médica estivesse muito confiante na vitória.

O baiano agora tem quatro derrotas nas últimas sete lutas, sem conseguir nenhuma vez uma sequência de vitórias, o que fez com que a ameaça batesse algumas vezes à sua porta, inclusive nas palavras do presidente do Ultimate, Dana White.

Veja os resultados da noite:

Card principal
Pesado: Fabrício Werdum (BRA) vence Minotauro (BRA), por finalização no 2º round
Final do TUF, médios: Léo Santos (BRA) vence William Patolino, por finalização no 2º round
Meio-pesado: Thiago Silva (BRA) vence Rafael Feijão (BRA), por nocaute no 1º round
Meio-médio: Erick Silva (BRA) vence Jason High (EUA), por finalização no 1º round
Médio: Daniel Sarafian (BRA) vence Eddie Mendez (EUA), por finalização no 1º round
Pena: Rony Jason (BRA) vence Mike Wilkinson (ING), por finalização no 1º round

Card preliminar:
Galo: Raphael Assunção (BRA) vence Vaughan Lee (ING), por finalização
Pena: Felipe Sertanejo (BRA) vence Godofredo Pepey (BRA), por nocaute
Meio-médio: Ildemar Marajó (BRA) vence Leandro Buscapé (BRA), por pontos
Pena: Rodrigo Damm (BRA) vence Mizuto Hirota (JAP), por pontos
Médio: Caio Magalhães (BRA) vence Karlos Vermola (TCH), por finalização no 2º round
Médio: Antonio Braga Neto (BRA) vence Anthony Smith (EUA), por finalização no 1º round

Receba notícias de MMA pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 (11) 94546-6166 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: aldo10

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos