Topo

MMA


Werdum finaliza 'lenda' Minotauro na revanche e dá grande passo rumo ao cinturão

Maurício Dehò

Do UOL, em Fortaleza

09/06/2013 00h14

O favoritismo se cumpriu no octógono do UFC em Fortaleza. Na madrugada deste domingo, em uma revanche de pesos pesados recheada de expectativas, o número 3 do ranking do UFC, Fabrício Werdum, conseguiu devolver a derrota sofrida para Rodrigo Minotauro no Pride em 2006, quando ainda era um mero lutador de jiu-jítsu, fã do baiano, tentando a sorte no vale-tudo. O gaúcho venceu por finalização no segundo round, lutando no chão, que é a especialidade de ambos.

O combate foi o duelo de técnicos do reality show The Ultimate Fighter Brasil 2. Como treinadores, Minotauro já havia vencido o gaúcho ao colocar dois representantes na decisão do programa, que teve Léo Santos ficando com o título.

Werdum precisou ir ao segundo round e levar para o chão a luta para conquistar sua terceira vitória seguida na carreira – todas elas desde que trocou o Strikeforce pelo UFC. O resultado o deixa muito próximo de um combate pelo cinturão de Cain Velásquez, mas o norte-americano tem compromisso marcado para uma terceira luta com Júnior Cigano.

"Foi uma honra lutar com Minotauro pela segunda vez. Ele é um ídolo, estou muito feliz, porque o cara é f... mesmo", disse Werdum. "Eu consegui pegar as costas dele. Ele virou e consegui encaixar a chave de braço. Fiquei muito feliz."

A luta começou com Minotauro tentando apostar na trocação, mas logo Werdum o derrubou. O baiano tentou varrer, e conseguiu se levantar. Um bom jab de Werdum acertou em cheio o rosto de Minotauro, que pareceu sentir a mão pesada do rival. O combate ficou mais amarrado até o fim dos primeiros cinco minutos.

No intervalo, Anderson Silva entrou no octógono e ajudou passando gelo e uma toalha no baiano Minotauro, além de levar o banquinho. As instruções ficaram por conta do técnico Luiz Dórea.

No segundo giro, a trocação ficou mais aberta, com o ex-campeão caçando Werdum. O gaúcho levou a luta para o chão, e após boas trocas de posição, pegou as costas e então o braço, conseguindo uma chave e encerrando o combate mais cedo. Minotauro, que não conseguia bater, desistiu verbalmente da luta.

Werdum vinha de vitórias por pontos contra Roy Nelson e por nocaute contra Mike Russow, sendo que esta há um ano. O período de inatividade não prejudicou o especialista em jiu-jítsu, que está em grande fase física e tecnicamente – tendo evoluído muito no jogo de chão desde o primeiro duelo com Minotauro no Pride.

Já Minotauro segue com seus altos e baixos dentro do UFC. Depois que conquistou o cinturão interino dos pesados, em 2008, ele sofre com a instabilidade. Muito disso tem a ver com quatro cirurgias (duas no quadril, uma no joelho e outra no braço) que minaram seu físico, ainda que sua equipe médica estivesse muito confiante na vitória.

O baiano agora tem quatro derrotas nas últimas sete lutas, sem conseguir nenhuma vez uma sequência de vitórias, o que fez com que a ameaça batesse algumas vezes à sua porta, inclusive nas palavras do presidente do Ultimate, Dana White.

Veja os resultados da noite:

Card principal
Pesado: Fabrício Werdum (BRA) vence Minotauro (BRA), por finalização no 2º round
Final do TUF, médios: Léo Santos (BRA) vence William Patolino, por finalização no 2º round
Meio-pesado: Thiago Silva (BRA) vence Rafael Feijão (BRA), por nocaute no 1º round
Meio-médio: Erick Silva (BRA) vence Jason High (EUA), por finalização no 1º round
Médio: Daniel Sarafian (BRA) vence Eddie Mendez (EUA), por finalização no 1º round
Pena: Rony Jason (BRA) vence Mike Wilkinson (ING), por finalização no 1º round

Card preliminar:
Galo: Raphael Assunção (BRA) vence Vaughan Lee (ING), por finalização
Pena: Felipe Sertanejo (BRA) vence Godofredo Pepey (BRA), por nocaute
Meio-médio: Ildemar Marajó (BRA) vence Leandro Buscapé (BRA), por pontos
Pena: Rodrigo Damm (BRA) vence Mizuto Hirota (JAP), por pontos
Médio: Caio Magalhães (BRA) vence Karlos Vermola (TCH), por finalização no 2º round
Médio: Antonio Braga Neto (BRA) vence Anthony Smith (EUA), por finalização no 1º round