Topo

MMA


Lyoto acerta chute espetacular e estreia com vitória nos médios do UFC

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 19h35

Seis anos depois de fazer sua primeira luta no UFC, Lyoto Machida fez uma nova estreia neste sábado. E começou com o pé direito sua trajetória entre os médios. Diante do amigo Mark Muñoz, o brasileiro conseguiu uma vitória espetacular contra o lutador americano, quinto no ranking da categoria, na luta principal do UFC: Machida x Muñoz, em Manchester (ING).

Ainda no primeiro round, depois de acertar dois fortes chutes no corpo do americano, Lyoto acertou um chute muito forte na cabeça de Muñoz, que caiu. O juiz rapidamente entrou na frente e impediu que o brasileiro golpeasse mais o rival: nocaute sensacional e estreia com pé direito na nova categoria. 

"É muito difícil para mim, porque Mark é um grande amigo. Mas sou um profissional e vim fazer o meu trabalho. Mark, obrigado por vir aqui e lutar comigo. Obrigado, meu amigo. Me desculpe. Foi difícil chegar ao peso, mas consegui. Estou aqui entre os médios para ficar, mas se os chefes Dana White e Lorenzo Fertitta me pedirem para lutar entre os meio-pesados novamente, eu o farei", afirmou, ainda no octógono.

Lyoto e Mark Muñoz foram companheiros de treinos na academia Black House, em Los Angeles, e conheciam bem um ao outro antes do combate na Inglaterra. Por conta disso, prometiam um duelo bastante equilibrado e estudado. Foi assim que a luta permaneceu durante quase toda ela. Até que "The Dragon" tomou a iniciativa com dois chutes poderosos, que incomodaram Mark Muñoz. O terceiro foi certeiro, do lado direito da cabeça do experiente lutador, que caiu nocauteado.

Com um título dos meio-pesados do UFC no currículo, Lyoto Machida tem um estilo único, que já foi muito elogiado por Dana White e lhe garantiu uma sólida base de fãs. Mas depois da polêmica derrota contra Phil Davis no UFC Rio 4, em agosto passado, em que muitos apontaram sua vitória, ele se viu sob uma chuva de críticas, dizendo que ele ataca pouco seus rivais.

Distante de uma revanche contra Jon Jones após essa última derrota, ele aceitou o convite do Ultimate para descer de categoria. Depois de uma carreira inteira no UFC como meio-pesado (até 93kg), estreou neste sábado nos médios (até 84kg).

Sem nunca ter tido problemas para bater o peso da categoria de cima, o baiano radicado no Pará também teve tranquilidade para chegar ao limite da nova categoria. Um dia antes já estava no peso e pronto para o duelo.

Agora, Lyoto espera o próximo passo na categoria. O cinturão pertence a Chris Weidman, que dará a revanche a Anderson Silva no dia 28 de dezembro. Se o 'Spider' recuperar o título da categoria, Lyoto poderá ficar distante de brigar pelo topo, já que Anderson já declarou que jamais enfrentaria seu amigo. 

JÉSSICA ANDRADE CONSEGUE PRIMEIRA VITÓRIA

  • Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

    Jéssica Andrade conseguiu neste sábado sua primeira vitória no UFC. Depois de ser nocauteada na estreia, em julho, por Liz Carmouche, a brasileira se recuperou, fez uma boa luta contra a inglesa Rosi Sexton e venceu por decisão unânime dos juízes.

    Conhecida como Jéssica "Bate-Estaca", a lutadora foi a primeira do país a estrear na maior organização de MMA do mundo. Diante da lutadora local, a brasileira tinha de mostrar serviço. Assim, partiu para cima desde o começo e fez Sexton balançar algumas vezes ao longo do combate. O maior ‘atropelo’ foi no primeiro round (um dos juízes deu vitória por 10 a 8 para ela).

    Nos outros dois rounds, Jéssica manteve a superioridade e não teve seu domínio ameaçado nenhuma vez ao longo dos 15 minutos de combate. Rosi Sexton, apesar do apoio da torcida local, pouco fez e saiu do octógono com o rosto bastante inchado, além de ter amargado sua segunda derrota seguida no UFC.

APÓS FICAR ACIMA DO PESO, LINEKER VENCE 4ª SEGUIDA

  • Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

    John Lineker entrou pressionado para o duelo contra Phil Harris após não bater o peso pela terceira vez no UFC. Uma derrota poderia complicar a vida do brasileiro. Mas ele tratou de justificar o rótulo de 'mão de pedra' ainda no primeiro round e venceu por nocaute técnico.

    Esta foi a quarta vitória consecutiva de Lineker no peso-mosca do UFC. Antes do evento deste sábado ele ocupava a 5ª colocação no ranking da categoria. Pelos resultados dentro do octógono, Lineker se destaca entre os moscas e ganha moral.

    Apesar da vitória, o brasileiro perdeu 25% de sua bolsa, já que foi reincidente ao ficar acima do peso-limite pela terceira vez, o que não costuma agradar o 'big boss' Dana White.