Topo

MMA


Johnson nocauteia Benavidez e mantém título; Edson apanha, mas vira e vence

Do UOL, em São Paulo

15/12/2013 01h04

A esperada revanche entre Demetrious Johnson e Joseph Benavidez valia o cinturão dos moscas (até 56.7 kg). Era esperada uma luta complicada. Atual campeão, Johnson encarou um adversário motivado, mas não encontrou dificuldades e conseguiu manter o título após vencer por nocaute ainda no primeiro round, no UFC on FOX 9, em Sacramento, EUA. É a terceira defesa consecutiva de Johnson.

Os dois já haviam se enfrentado na luta que estreou o cinturão da categoria, em setembro de 2012. Na ocasião, Johnson venceu Benavidez por decisão dividida dos árbitros.

A luta começou com os dois trocando golpes baixos. Após um chute de Benavidez, Demetrious Johnson acertou um gancho de direita, que caiu. Foi a deixa para o campeão acabar rapidamente com o combate. Johnson utilizou uma de suas principais armas, a velocidade, para finalizar Benavidez.

Edson Barboza se recupera e vence no card preliminar

Depois de sofrer no primeiro round, o brasileiro Edson Barboza conseguiu segurar o norte-americano Danny Castillo e venceu a luta da categoria peso leve por decisão majoritária (29 a 28, 29 a 28 e 28 a 28).

Barboza não escondeu que iria apostar nos chutes para tentar vencer. Mas no primeiro round a tática falhou e ele foi muito castigado por Castillo, que lutava em casa. No segundo assalto, a postura mudou e Barboza conseguiu encaixar bons chutes rodados, recuperando a confiança no combate. A decisão ficou para o último round. O brasileiro de Nova Friburgo conseguiu encaixar ótimos golpes e saiu vitorioso.

Outras lutas do card principal

A luta entre Urijah Faber e Michael McDonald poderia ser considerada uma semifinal pelo cinturão do peso galo. O vencedor deste confronto teria o caminho aberto para desafiar o título. E tudo foi definido no segundo round. Urijah Faber encaixou uma excelente sequência de golpes, forçou a guilhotina e McDonald desistiu.

Já Chad Mendes espera outra chance de enfrentar José Aldo, após ser derrotado em janeiro de 2012, na disputa de cinturão do peso pena. E ficou mais próximo da oportunidade após vencer Nik Lentz. No primeiro round, Mendes começou agressivo e conectando mais golpes. Aos poucos, Nik Lentz equilibrou o combate. Mendes se manteve no controle, mas acusou o cansaço e não conseguiu nocautear o adversário, o que era esperado por muitos. No final, vitória de Mendes por unanimidade. 

Os dois pesos leves Joe Lauzon e Mac Danzig não têm em mente disputar o cinturão do peso leve, mas podem ser considerados “porradeiros clássicos”. Joe Lauzon fez jus ao apelido e castigou bastante o rosto do rival após conseguir levar a luta para o solo. Abusando das cotoveladas, ele venceu por unanimidade.

Confira todos os resultados da noite:

Demetrious Johnson x Joseph Benavidez – Peso mosca – disputa de cinturão – Vitória de Johnson por nocaute.
Urijah Faber x Michael McDonald – Peso galo – Vitória de Urijah Faber por finalização.
Chad Mendes x Nik Lentz – Peso pena – Vitória de Chad Mendes por decisão unânime.
Joe Lauzon x Mac Danzig – Peso leve – Vitória de Joe Lauzon por decisão unânime.
Court McGee x Ryan LaFlare - Peso meio-médio – Vitória de Ryan LaFlare por decisão unânime.
Danny Castillo x Edson Barboza – Peso leve – Vitória de Edson Barboza por decisão majoritária.
Bobby Green x Pat Healy – Peso leve – Vitória de Bobby Green por decisão unânime.
Scott Jorgensen x Zach Makovsky – Peso mosca – Vitória de Zach Makovsky por decisão unânime.
Sam Stout x Cody McKenzie – Peso leve – Vitória de Sam Stout por decisão unânime.
Abel Trujillo x Roger Bowling – Peso leve – Vitória de Abel Trujillo por nocaute técnico.
Darren Uyenoyama x Alptekin Ozkilic – Peso mosca – Vitória de Ozkilic por decisão dividida.