Topo

MMA


Velásquez quer Jones e volta de Lesnar para esquentar peso pesado do UFC

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

17/10/2014 06h00

Sempre um grande chamariz nas lutas em geral, a categoria pesado atrai atenção com seus atletas gigantes e desfechos imprevisíveis. Apesar disso, o UFC tem um histórico de altos e baixos na qualidade deste peso. Atualmente, Cain Velásquez reina como um campeão cheio de potencial, mas tem muitos poucos oponentes pela frente. Seu próximo rival é o brasileiro Fabrício Werdum – adversário também como técnico no TUF México -, mas ele já vê com bons olhos algumas adições que podem aparecer mais adiante: Jon Jones e Brock Lesnar.

Velásquez tem quatro vitórias e uma derrota em disputas de cinturão e vê no ranking do UFC uma categoria envelhecida e com nomes que já bateu. Travis Browne e Stipe Miocic aparecem ainda sem grande destaque, então o Ultimate vê com urgência a necessidade de chacoalhar esta divisão.

Questionado sobre dois nomes que sempre são conectados ao tema, Velásquez disse que gostaria de ver Jon Jones, o campeão dos meio-pesados, e Brock Lesnar, a quem já venceu, lutando próximo a ele.

Lesnar, um velho conhecido, trocou o Ultimate pela luta livre, mas está em fim de contrato com o WWE. Mais uma vez, os rumores esquentaram na imprensa norte-americana, aguardando que o UFC possa apostar mais uma vez no astro, agora com 37 anos.

“Se Brock voltar será legal, mas agora estamos em um ponto diferente daquele em que lutamos”, disse Velásquez, ao UOL Esporte. O norte-americano de origem mexicana nocauteou Lesnar em 2010 para conquistar o cinturão pela primeira vez. “Muita gente quer voltar a vê-lo no UFC, e eu também gostaria de ver o que acontece.”

Jon Jones, por outro lado, tem uma carreira de amplo sucesso no meio-pesado, mas vira e mexe fala dos planos de tentar se desafiar e buscar lutas como peso pesado. Em entrevista recenteu ao UOL, Jones disse: “Acho que ainda tenho mais duas ou três grandes lutas como meio-pesado. Depois delas, vou ter varrido a categoria e enfim vou poder começar a pensar em superlutas.”

Velásquez comenta: “Eu acho que Jon Jones pode vir para cima e seria legal, ele é um cara talentoso e tem tamanho. Mas ele tem uma luta muito dura com o Cormier e precisa passar por ela antes de pensar nisso”.

TUF e combate com Werdum

Velásquez já está em fase forte de preparação para o duelo com Fabrício Werdum. O campeão diz que está bem após operar o ombro, o que o afastou dos octógonos por mais de um ano. A defesa de cinturão acontece dia 15 de novembro, no México, um fator que o motiva, por conta das origens de sua família.

O norte-americano admitiu que se surpreendeu com as últimas apresentações de Werdum, pela sua eficiência na trocação. O gaúcho foi um ás no jiu-jítsu e começou sua carreira no MMA apostando no chão. Recentemente, adicionou o muay thai no seu rol de especialidades e venceu Travis Browne só jogando em pé.

“Werdum é um dos melhores no chão. E evoluiu muito, é realmente surpreendente como ele ficou melhor. Werdum deve tentar ficar onde se sente mais confortável. Eu vejo uma luta muito dura, no geral, mas estou me preparando muito bem para isso. É preciso ser cuidadoso, ainda mais se a luta for para o chão, mas estou trabalhando duro para vencer de qualquer forma”, analisou o peso pesado.

“Eu não luto há um tempo, mas treinei bem, estou recuperado. Eu estou sempre tentando ser o melhor lutador que psoso e agora é a mesma coisa. Werdum é um lutador forte, e tentei vir melhor tecnicamente e mais sábio”, acrescentou Velásquez, que disse que a relação entre eles no TUF se ateve ao “profissional”.