Topo

MMA


Após cinturão interino, Werdum já fala em enfrentar Velásquez no México

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 06h00

Fabrício Werdum se tornou o novo campeão interino dos pesados do UFC na madrugada deste domingo (16), após nocautear Mark Hunt no UFC 180. Logo após a conquista e ainda no octógono, o brasileiro falou sobre enfrentar o campeão Cain Velásquez pela unificação dos cinturões, e já avisou que aceita enfrentá-lo no México.

Apesar de Werdum ter recebido o apoio da torcida mexicana no UFC 180, ele sabe que o fato não iria se repetir em um confronto contra Velásquez, que é norte-americano, mas tem ascendência mexicana e forte identificação com o país. O campeão deveria ter sido a grande estrela do evento, mas se lesionou e foi substituído por Hunt.

“Eu respeito Velásquez, nós todos treinamos muito forte. E eu quero que essa luta seja no México”, avisou Werdum ainda no octógono e falando em espanhol, logo após a vitória. Porém, alguns minutos tempos, admitiu que gostaria que a luta fosse em sua cidade natal, Porto Alegre, mas mesmo assim disse que aceitaria o desafio na “casa” do rival.

“Claro que sim. [Preferia que fosse] na minha cidade. Mas se não puder, temos que fazer aqui porque o povo quer essa luta”, afirmou na coletiva após o evento. Velásquez recebeu um ultimato do presidente do UFC nesta semana: tem até março de 2015 para voltar a lutar, ou então o título linear será definitivamente de Werdum.

Além do cinturão interino, Werdum ganhou também um bônus de US$ 50 mil, cerca de R$ 130 mil, por performance da noite. Kelvin Gastelum, que finalizou Jake Ellenberger, recebeu o mesmo prêmio. Henry Briones e Guido Cannetti também receberam cada um a mesma quantia, por terem realizado a luta da noite.

“Sou muito sensível”

Horas antes do combate que lhe garantiu o cinturão, Werdum teve um momento de forte emoção, que relatou na coletiva após a luta. “Eu choro, sou muito sensível. Antes de vir pra cá, estávamos no quarto concentrados, e minha mulher mandou um vídeo”, relatou o brasileiro. “A Joana deu os primeiros passos hoje, me emocionei”.

O agora campeão interino dedicou o cinturão à família, da qual teve de ficar distante quando se mudou para o México para se acostumar à altitude e adaptar seu treinamento. Também fez questão de dedicar a conquista à equipe que o acompanhou nos últimos meses.

Werdum revelou ainda uma curiosidade: há quase dois anos, deixava a foto do cinturão do UFC como sua imagem de perfil no aplicativo Whatsapp do celular. “Depois de dois anos, acho que vou colocar uma foto das minhas duas filhas”, completou.