Topo

MMA


Mexicanos garantem festa para o país no UFC 180, mesmo sem astro Velásquez

Do UOL, em São Paulo

16/11/2014 02h31

Os mexicanos terão boas recordações do UFC 180, o primeiro evento da organização realizado no país. A maioria dos onze combates do evento foi vencida por lutadores mexicanos ou de ascendência mexicana. A estrela original do UFC 180 deveria ter sido o campeão dos pesados, Cain Velásquez, que enfrentaria o brasileiro Fabricio Werdum. Uma lesão tirou Velásquez do card, mas os outros lutadores garantiram motivos de sobra para a torcida mexicana comemorar.

Até a vitória do brasileiro Werdum, que lhe garantiu o cinturão interino dos pesados, entrou na conta. Após contar com o apoio da torcida no combate, ele falou em espanhol fluentemente depois da vitória, e já avisou que aceita enfrentar Velásquez no México, pela unificação dos cinturões. Depois, puxou o canto da torcida para a música mexicana "Cielito Lindo", com a qual entrou no octógono antes do combate.

No co-evento principal da noite, Kelvin Gastelum finalizou Jake Ellenberger e comemorou a vitória com gritos de “México! Arriba, México!” Apesar de ser norte-americano, ele tem ascendência mexicana e se esforçou para falar em espanhol, levantando a torcida, que se manifestou durante toda a noite e, em diversos momentos, entoou cantos que lembraram um clima de estádio de futebol.

Ricardo Lamas, que é norte-americano com mãe mexicana e pai cubano, foi outro a dedicar a vitória aos torcedores, empunhando uma bandeira do país. Lamas, que já disputou o cinturão de José Aldo no início deste ano, derrotou o norte-americano Dennis Bermudez com uma rápida finalização, também no primeiro round.

O mexicano Augusto Montaño, com seu cabelo vermelho vivo, derrotou o norte-americano Chris Heaterly. No início do card principal, Hector Urbina, que é norte-americano e também tem família mexicana, finalizou o mexicano Edgar García.

No card preliminar, mais vitórias mexicanas: as mais importantes foram dos campeões do reality show TUF América Latina, que teve Velásquez e Werdum como treinadores. Yair Rodríguez levou o título dos penas, e Alejandro Pérez, dos galos, no UFC 180.

Na primeira luta da noite, Marco Beltran derrotou o equatoriano Marlon Vera por decisão unânime dos juízes. Na sequência, Henry Briones finalizou o argentino Guido Cannetti. Gabriel Benítez também conseguiu uma finalização, derrotando Humberto Brown com uma guilhotina.

A luta feminina foi a única no card preliminar que não envolveu atletas do México. As norte-americanas Jessica Eye e Leslie Smith se enfrentaram em um combate disputado, mas que acabou interrompido no segundo round pela equipe médica do UFC, por causa de um ferimento grave na orelha de Smith. Dessa forma, Eye ficou com a vitória por nocaute técnico.