Topo

MMA


Zebra brasileira de 21 anos finaliza 'gata do caratê' e é campeã do Invicta

Do UOL, em São Paulo

06/12/2014 07h21

O Brasil tem uma nova estrela no MMA feminino. Hérica Tibúrcio se sagrou campeã do Invicta, evento dedicado só às mulheres, e ao bater um dos principais nomes da organização. A lutadora de apenas 21 anos derrotou Michelle Waterson, a Karate Hottie (gata do caratê), por finalização, no terceiro assalto (veja o vídeo abaixo).

Waterson era a favorita para defender o cinturão, mas Herica conseguiu encaixar uma guilhotina no terceiro assalto do combate realizado na cidade de Houston, Texas (EUA). O título é pela categoria átomo, para lutadoras de até 48 kg.

Foi a nona vitória da jovem brasileira, que tem duas derrotas em seu cartel. Com o triunfo, chega a quatro triunfos consecutivos.

Michelle Waterson até começou a luta bem, e forçou a brasileira a se defender de tentativas de chave de braço. A campeã apresentou uma lesão no olho já no fim do primeiro round. No segundo, Herica começou a capitalizar em cima disso e teve uma boa chance de finalizar com uma chave de braço.

No terceiro giro, Waterson tentou um chute e foi derrubada. Quando tentou escapar, teve seu pescoço envolvido por Herica, que em instantes conquistou a vitória mais importante de sua carreira e o cinturão.

Para se ter uma ideia do quanto Herica Tiburcio era azarão, basta notar que as casas de apostas pagarão US$ 3.575 para cada US$ 100 apostados.

Uma das curiosidades da conquista é que Herica sequer era cotada para este combate. Estreante no Invicta, ela tinha compromisso com o evento em novembro, para estrear. Sua luta teve de ser cancelada e em seu colo caiu a disputa de cinturão.

"A felicidade e tão grande, que não cabe dentro do peito, gritei muito e todos viram. Realização de um sonho, não sei como explicar tanta felicidade. Quero muito agradecer a Deus por essa vitória sem ele nada disso seria possível", comemorou Herica, via Facebook.

A outra brasileira do card, Jennifer Maia, foi derrotada por pontos. Ela enfrentou DeAnna Bennett, resistiu os três assaltos, mas somou sua quarta derrota em 13 lutas.