Topo

MMA


Erick Silva "apaga" americano no UFC Barueri; campeão do TUF é dominado

Jorge Corrêa e José Ricardo Leite

Do UOL, em Barueri

21/12/2014 01h25Atualizada em 21/12/2014 05h02

Tido como uma das maiores esperanças do MMA nacional, o capixaba Erick Silva pode ter colocado um ponto final nos altos e baixos de sua carreira na noite deste sábado, no UFC Barueri. Obteve uma vitória por finalização nos minutos iniciais do primeiro round contra Mike Rhodesm e "apagou" o americano.

O peso médio estreou no UFC em 2011 cheio de expectativas, mas oscilou muito e teve quatro vitórias e quatro derrotas até então. Chegou a receber críticas pela falta de gás e explosão nas derrotas contra Matt Brown, Dong Hyun Kim e Jon Fitch.

Mas, contra Mike Rhodesm, conseguiu impor seu jogo com facilidade, logo no começo. Após alguns chutes rodados, foi para o chão com o rival. Demonstrou bom jiu-jitsu até encontrar boa posição e encaixar um katagatame. O americano tentou resistir e não bateu, "apagando". O árbitro interrompeu o combate assim que percebeu que Rhodsem não esboçava mais reação.

"Eu devia uma vitória. Consegui essa vitória para vocês (torcedores). Obrigado aos meus fãs que estão sempre comigo. Sei que Rhodesm é bom em pé e gosto de trocar também. Mas sou bom de jiu-jitsu e queria colocar ele para baixo. Às vezes estava deixando meu jiu-jitsu de lado. Fiz o que meus técnicos pediram e consegui colocar a luta para baixo", falou.

Sarafian respira

No único duelo brasileiro do UFC Barueri, Daniel Sarafian venceu Antonio dos Santos Júnior em disputa que abriu o card principal. A vitória do ex-TUF veio em função de uma lesão no dedo do rival e interrupção médica.

Preferido do público que lotou o ginásio José Corrêa, o ex-lutador do TUF Brasil 1 se recupera assim de sequência negativa que chegava a ameaçar sua continuidade em caso de derrota.

Desde sua participação na primeira edição do reality show do UFC, Safafian havia lutado quatro vezes, com três derrotas. Na última, tinha sido finalizado no primeiro round pelo japonês Kiichi Kunimoto.

Os brasileiros protagonizaram um combate franco e sem a temida amarração que o público brasileiro não gosta. Desde os primeiros instantes, muitos socos e chutes foram trocados, e os dois lutadores balançaram.

Dos Santos conseguiu uma queda e golpeou bastante o paulista, que demorou a se levantar. Depois que ficou em pé novamente e partiu pra cima. A trocação continuou, e Sarafian conseguiu uma derrubar no final, em um round muito equilibrado.

No começo do segundo round, Sarafian contou com um fator inusitado para a vitória. Antonio sofreu uma lesão em um dos dedos da mão esquerda e pediu a interrupção da luta. O árbitro esperou alguns instantes, até o médico fazer avaliação e decretar que o lutador não tinha mais condições de continuar.

Campeão do TUF 3 perde

Campeão do TUF Brasil 3 entre os pesados, Antônio Cara de Sapato fez sua estreia no meio-pesado contra Patrick Cummins, um duro lutador que vinha de duas vitórias consecutivas na organização. O brasileiro perdeu em decisão unânime dos juízes.

Cara de Sapato sofreu com o wrestling do americano e foi colocado pra baixo rapidamente. Por algumas vezes esboçou algumas chaves de perna e joelho, mas Cummins conseguia escapar. Parecia faltar força ao brasileiro.

Nem mesmo a força do público nos momentos em que o campeão do TUF 3 se levantava foram suficientes para que levasse a melhor na trocação. O americano pegou o tempo dos golpes e conseguia quedas e o domínio por baixo.

Silvério cai no final

Quem também não teve sorte foi Elias Silvério. O paulista de Pirapora do Bom Jesus fez combate movimentado contra o russo Rashid Magomedov, mas acabou sendo nocauteado no terceiro round ao levar um soco que o derrubou, Rashid continuou a aplicar a sequência até a interrupção, restando apenas três segundos para o fim. Foi a luta de três rounds a terminar mais perto de soar o gongo na história do UFC.
 
UFC BARUERI
Card principal 
Peso médio: Lyoto Machida venceu CB Dollaway por nocaute no 1º round
Peso galo: Renan Barão venceu Mitch Gagnon
Peso meio-pesado: Patrick Cummins venceu Antônio Cara de Sapato por decisão unânime
Peso leve: Rashid Magomedov venceu Elias Silvério por nocaute técnico no 3º round
Peso meio-médio: Erik Silva venceu Mike Rhodes por finalização no 1º round
Peso médio: Daniel Sarafian venceu Antonio dos Santos por nocaute técnico (interrupção) no 2º round

Card preliminar 
Peso meio-pesado: Marcos Pezão venceu Igor Pokrajac por nocaute no 1º round
Peso pena: Renato Moicano venceu Tom Niinimaki por finalização no 2º round
Peso pena: Hacran Dias  venceu Darren Elkins por decisão unânime
Peso galo: Leandro Issa venceu Ulka Sasaki por finalização no 2º round
Peso meio-médio: Tim Means venceu Marcio Lyoto por decisão unânime
Peso médio: Vitor Miranda venceu Jake Collier por nocaute no 1º round