Topo

MMA


Brasil concorre ao Oscar do MMA com campeã do Invicta e ring girl do UFC

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/12/2014 17h51

A revista inglesa Fighters Only, a especializada em MMA mais tradicional do mundo, divulgou nesta segunda-feira os candidatos ao prêmio Annual World MMA Awards, considerado o Oscar das lutas marciais mistas. O Brasil está envolvido com 15 concorrentes em oito categorias, com destaque para a brasileira Herica Tiburcio, candidata a melhor lutadora do ano, e à ring girl Jhenny Andrade.

Herica Tiburcio surpreendeu o mundo em dezembro ao se sagrar campeã do Invicta, competição feminina na qual ela chegou à final como azarão, mas conseguiu finalizar a então campeã Michelle Waterson para ficar com o cinturão da categoria átomo (até 48 kg). De forma imediata, foi alçada à condição de celebridade. A brasileira tem 21 anos e concorre com estrelas como as americanas Ronda Roussey e Jessica Aguilar.

Já Jhenny Andrade, natural de Ribeirão Preto, fez estreia como ring girl no UFC Rio 4, em agosto. A modelo chamou a atenção pelo desempenho e a beleza, e assim concorre ao lado de outras ring girls mundialmente conhecidas, como a “veterana” Arianny Celeste.

Além disso, os brasileiros aparecem com destaque na disputa da melhor luta do ano, com três das cinco indicações: a vitória de José Aldo sobre Chad Mendes no UFC 179, e as derrotas de Lyoto para Chris Weidman, no UFC 175, e de Erick Silva para Matt Brown, no UFC Fight Night 40. Outro destaque é a presença do brasileiro Rafael Cordeiro, da academia Kings MMA, concorrendo a melhor técnico.