Topo

MMA


Veterinária cearense estreia no RS e é a 1ª brasileira a arbitrar no UFC

Do UOL, em São Paulo

23/02/2015 06h00

Uma estreia marcou o UFC de Porto Alegre, neste domingo. E não foi de lutador. Uma médica veterinária natural de Fortaleza fez sua primeira participação no evento, como árbitra. Camila Albuquerque é a primeira árbitra brasileira a atuar na organização, e fez a segunda luta da noite, quando o peso galo brasileiro Douglas Silva venceu Cody Gibson por pontos.

Camila teve uma atuação sem intercorrências e, quando precisou, agiu corretamente. No segundo round, o brasileiro D’Silva conseguiu um knockdown, e ela não se afobou em encerrar a luta rapidamente. O combate foi até o fim, até ser decidido na mão dos jurados.

Depois, ela voltou para uma luta feminina: Jéssica Andrade x Marion Reneau. Neste combate ela teve de trabalhar para separar as atletas, já que a norte-americana encaixou um triângulo e finalizou a brasileira no primeiro round, obrigando Jéssica a dar os três tapinhas e Camila a intervir.

O curioso de Camila é sua formação bem distante do mundo do esporte. Ela, que estudou na Universidade Federal do Ceará, divide a rotina com as consultas veterinárias em Fortaleza.

A cearense ganhou seu título de árbitra no fim de 2013, com Mario Yamasaki, principal brasileiro neste cargo dentro do UFC. Além disso, ela treina há quase uma década boxe chinês.

Em entrevista ao jornal O Povo, ela comentou que as viagens que fazia no começo da carreira como árbitra também faziam com que exercesse sua profissão original à distância. “Diversas vezes, durante as viagens, recebo ligações dos clientes tirando dúvidas sobre seus animaizinhos. E muitos clientes aproveitam para tirar dúvidas sobre as regras, outros, quando descobrem minha segunda atividade, ficam surpresos e curiosos pelo fato de não ter nada a ver com a veterinária por eu ser mulher”, contou ela.

Ter uma mulher árbitra não é novidade para o UFC, que tem uma norte-americana atuando regularmente nos eventos, Kim Wislow. 

Camila Albuquerque é a primeira árbitra brasileira no UFC - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook