Topo

MMA


Abalada por dramas, desafiante de Ronda supera lesões e suicídio do marido

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 12h00

Cat Zingano e Ronda Rousey deveriam ter cruzado seus caminhos em 2013, quando foram anunciadas técnicas do reality show do UFC, o The Ultimate Fighter. Mas, uma série de dramas acometeu a desafiante ao cinturão, que só neste sábado terá, enfim, a chance de tomar o título da campeã da categoria galo. Zingano foi abalada por lesões e, em um golpe mais duro ainda, pelo suicídio do marido. Mas achou em sua própria casa as forças para superar os problemas e se colocar como a rival mais perigosa da carreira de Ronda.

Invicta, Zingano teve seu grande momento na carreira ao vencer a favorita Miesha Tate numa luta sangrenta, em que suas joelhadas e cotoveladas definiram o nocaute. Depois disso é que começou a maior batalha de sua vida.

Primeiro foram as lesões no joelho. No direito, Zingano teve uma ruptura de ligamento e menisco. Durante a recuperação, foi o joelho esquerdo que acabou machucado, no menisco. O retorno ao UFC deveria ser no começo de 2014, mas teve de ser adiado.

Mauricio Zingano, marido de Cat, foi encontrado morto em janeiro de 2014. Ele foi encontrado enforcado, indicando um suicídio. O casal esteve junto por 7 anos, e o filho deles, Brayden, tinha apenas seis anos na época da tragédia.

Além do baque pela morte, Mauricio tinha sido o grande encorajador de Cat Zingano como lutadora, por ser treinador de jiu-jítsu.

“Eu meio que sumi, me fechei de tudo por um tempo enquanto tentava dar prioridade a mim e meu filho. Sabe, algumas vezes você não tem repostas. É duro, eu estou bastante destruída. Ele era uma pessoa fantástica, era forte, mas perdeu essa”, afirmou ela, à TV Fox.

O filho foi o grande motivador de Cat Zingano neste momento. “Acredite, tudo o que eu queria era ficar na cama. Não queria fazer nada, mas tinha um filho olhando para mim. E eu quero que ele tenha oportunidades que merece, e não sei outra forma de fazer isso do que mostrando a ele”, explicou ela, que oito meses depois retornou ao octógono, vencendo Amanda Nunes em uma luta em que começou perdendo, virou o jogo e aplicou um nocaute brutal.

O suicídio do marido é um tema que não pode ser superado. “Para tudo o que faço estou pensando em como lidar com isso. Ainda é um trabalho em progresso. O que sei é que preciso colocar um pé depois do outro e continuar andando. A minha esperança é virar um exemplo de como quero que meu filho viva. Isso é tudo o que tenho”, comentou ela.

A maior rival?

Zingano, hoje com 32 anos, iniciou sua carreira há 20, no wrestling, a luta olímpica, até o nível universitário. Em 2007 ela descobriu o jiu-jítsu, onde foi campeã mundial, e o MMA. A carreira profissional nas artes marciais mistas começou em 2008 e, desde então, foram nove vitórias, numa trajetória invicta marcada por cinco vitórias por nocaute, três por finalização e só uma por pontos.

Cat Zingano ao lado do marido Mauricio Zingano, que foi encontrado morto nos EUA - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Cat Zingano ao lado do marido Mauricio Zingano, que foi encontrado morto nos EUA
Imagem: Reprodução/Facebook

Agora, seu histórico mostra que tem a chance de ser a segunda lutadora a passar do primeiro round contra a campeã, levando para o octógono seu queixo duro e poder de recuperação ímpar.

“Sou com certeza a rival mais dura que já apareceu para Ronda. Eu não acho que ela já foi desafiada como será por mim. Sou diferente, com um pedigree que nenhuma outra tem, e Ronda sabe disso”, afirmou a norte-americana, ao site do UFC.

“Ronda nunca enfrentou alguém com as cotoveladas e joelhadas que Cat tem. E nunca enfrentou algué, com o coração de Cat”, opinou seu técnico, Leister Bowling.

Ronda Rousey tem quatro defesas de cinturão no UFC. Ela finalizou com chaves de braço Liz Carmouche e Miesha Tate, e nocauteou Sara McMann e Alexis Davis. A campeã – e medalhista olímpica no judô - está invicta no MMA, com dez vitórias.