Topo

MMA


Ronda Rousey sugere Bethe como rival e afasta luta com Cyborg

Do UOL, em São Paulo

01/03/2015 02h51

Ronda Rousey precisou de apenas 14 segundos para derrotar Cat Zingano na madrugada deste domingo (1), no UFC 184. Logo após a vitória arrasadora, ainda no octógono, a campeã falou sobre possíveis novas oponentes, e sugeriu a brasileira Bethe Correia. Ela ainda afastou a luta contra outra brasileira: Cris Cyborg.

"Bethe Correia está invicta. E eu gostaria de tirar isso dela", afirmou Ronda após sua quinta defesa do cinturão do peso galo feminino do UFC. A adversária de Ronda no UFC 184 era considerada por muitos sua oponente mais difícil na carreira. Cat Zingano estava invicta no MMA até este sábado, e tinha nove vitórias na carreira, sendo cinco delas por nocaute.

Bethe Correia tem nove vitórias no cartel, e foi a primeira a falar em enfrentar Ronda, após derrotar uma de suas amigas, Jessamyn Duke. Em seguida, bateu outra amiga da campeã, a veterana Shayne Baszler e voltou a pedir uma chance de disputar o cinturão. Nos últimos meses, Bethe e Ronda trocaram algumas provocações.

Perguntado sobre a possibilidade de Bethe Correia enfrentar Ronda, Dana White não confirmou, nem negou. Apenas revelou uma conversa com a brasileira, que esteve presente no Staples Center, onde o UFC 184 foi realizado.

"Ela veio aqui e falou que queria entrar no octógono. 'Quero ir na cara dela e falar que quero lutar contra ela. Quero lutar'. Todo mundo quer lutar contra a Ronda", afirmou o presidente do UFC. "Bethe tem sido bem agressiva sobre essa luta. Ela está invicta, então vamos ver o que acontece", resumiu.

Mas o nome que foi mais citado pelos jornalistas na coletiva foi o da brasileira Cris Cyborg. A campeã do peso pena do Invicta FC também teve uma vitória arrasadora na última sexta-feira: derrotou Charmaine Tweet em apenas 46 segundos, e ainda quebrou o nariz da adversária.

Mas Ronda afastou a possibilidade do confronto e desdenhou do triunfo da possível oponente. “Ela venceu uma garota que eu venci na minha segunda luta profissionais em 40 segundos? Realmente não me impressiona”, disse, à TV americana.

Já o chefão do UFC também não quis falar muito sobre a probabilidade de a luta acontecer. White respondeu que Cyborg precisa baixar de peso até a categoria de Ronda, galo feminino.

"O negócio é o seguinte: chegar ao peso necessário. Eu não sei se ela consegue cortar o peso. Se ela conseguir algumas vezes, vamos ver do que ela é capaz. A luta dela ontem [sexta-feira] foi incrível", elogiou. Dana negou a possibilidade de Ronda subir de categoria para enfrentar Cyborg. "Por que a campeã faria isso? Não faz sentido. Ela é dominante, é a campeã dos galos. A campeã não persegue os outros. Se você quer enfrenta-la, você vem até ela", avisou.

"Se ela chegar no peso, ela pode fazer a luta. Chegue a 61kg e essa luta vai acontecer", resumiu White, que ainda revelou que Ronda quer enfrentar a brasileira: "Ela não está dizendo, mas eu vou falar. A Ronda quer lutar com ela".

Holm e Zingano

Cat Zingano também estava presente na coletiva de imprensa e pediu uma revanche contra Ronda. A lutadora falou pouco e deixou clara sua decepção pela derrota deste domingo (1). Sem conseguir explicar o que houve no combate, Zingano olhou para Dana White e pediu: "Eu só quero saber o que eu preciso fazer para voltar lá". Sorrindo, o presidente do UFC respondeu a ela: "Vamos fazer acontecer. Eu preciso de lutas. Quando você estiver pronta".

Dana White falou ainda sobre a outra lutadora que é apontada como uma possível adversária de Ronda no futuro: Holly Holm, que estreou no UFC neste evento. Após uma luta morna e uma vitória por decisão dividida, White indicou que, se ela enfrentar Ronda, será apenas quanto tiver mais experiência.

"Ela fez um bom trabalho, mas vamos dar algumas lutas para ela começar a sentir que o UFC é sua casa, subir no ranking. Ela tem tempo", garantiu White. A ex-campeã de boxe admitiu que também gostaria de fazer mais alguns combates até desafiar Ronda, e elogiou a campeã: "Foi uma vitória impressionante. Eu gostaria sim de ter mais experiência, foi minha primeira luta." Após sua vitória contra Raquel Pennington, Holm admitiu que estava nervosa por causa das expectativas criadas para sua estreia.