Topo

MMA


'Nova Ronda' castiga adversária e mantém cinturão; brasileiros perdem

Do UOL, em São Paulo

20/06/2015 15h20

Joanna Jedrzejczyk segue com o cinturão da categoria peso palha. Com o status de ‘nova Ronda Rousey’, a carismática lutadora polonesa deu mais um show em sua primeira defesa de título e venceu a norte-americana Jessica Penne por nocaute técnico no terceiro round, em combate disputado na noite deste sábado na Arena O2, no UFC de Berlim. Foi a décima vitória consecutiva de Joanna, que segue invicta.

A luta já iniciou com mais uma encarada entre as meninas, que já haviam se estranhado na pesagem. No segundo round, depois de um começo totalmente superior de Joanna, a lutadora polonesa castigou demais a adversária, que ficou com a cara cheia de sangue.

A intervenção não veio, e Jessica Penne seguiu resistindo no terceiro round. Cansada, porém, não aguentou mais uma sequência de golpes e o juiz acabou interrompendo o combate, fato este criticado pela norte-americana, que queria mais luta.

Vale lembrar que o principal combate da noite seria entre Alexander Gustafsson e Glover Teixeira, tops dos meio-pesados. Porém, com a lesão do sueco, o UFC cancelou a luta e colocou a disputa pelo título do peso palha como grande destaque desta edição.

Noite ruim para o Brasil

De volta ao ring após quase um ano e meio afastado por conta de lesões, o brasileiro Alan Patrick ‘Nuguette’ perdeu a invencibilidade que tinha na carreira. O manauara ex-engraxate foi nocauteado pelo russo Mairbek Taisumov no segundo round e acabou derrotado.

No primeiro round, o brasileiro tentou um jab e seu dedo acabou entrando no olho do russo, que pediu para paralisar a luta. Após ‘ok’ do médico, o combate voltou com uma leve superioridade de Taisumov. Ainda no começo do segundo round, Taisumov acertou um lindo chute alto no brasileiro, que foi para o chão. Depois de uma sequência de socos, o juiz paralisou a luta e deu vitória para o russo.

Até então invicto em 12 lutas na carreira, o manauara, que se recuperou de uma fratura na mandíbula, buscava a terceira vitória no Ultimate. Ele vinha de vitórias sobre Garrett Whiteley – por nocaute – em 2013, e Jon Makdessi – decisão unânime dos juízes – em 2014, em sua única luta no ano.

Além de Nuguette, o Brasil teve outro representante neste UFC Berlim. Na terceira luta da noite, pelo peso médio, Antônio Junior Alpha levou um forte uppercut, não resistiu e acabou nocauteado ainda no primeiro rond pelo inglês Scott Askham. Foi a segunda derrota do brasileiro no UFC.

Card principal

Palhas: Joanna Jedrzejczyk venceu Jessica Penne por nocaute técnico
Penas: Tatsuya Kawajiri vence Dennis Siver por pontos, em decisão unânime dos juízes
Meio-médios: Peter Sobotta venceu Steven Kennedy por finalização
Leves: Nick Hein venceu Lukasz Sajewski por pontos, em decisão unânime dos juízes

Card preliminar

Penas: Makwan Amirkhani venceu Masio Fullen por finalização
Leves: Mairbek Taisumov venceu Alan Patrick por nocaute técnico
Penas: Arnold Allen venceu Alan Omer por finalização
Penas: Noad Lahat venceu Niklas Backstrom por pontos, em decisão dividida dos juízes}
Médios: Scott Askham venceu Antônio Junior Alpha por nocaute técnico
Leves: Magomed Mustafaev venceu Piotr Hallmann por nocaute técnico (interrupção médica)
Galos: Taylor Lapilus venceu Yuta Sasaki por nocaute técnico