Topo

MMA


Romero causa polêmica com discurso após vitória, mas se explica depois

Do UOL, em São Paulo

28/06/2015 02h55

Logo após derrotar Lyoto Machida, Yoel Romero causou polêmica nas redes sociais com um discurso ainda no octógono, no fim do UFC: Machida x Romero, na madrugada deste domingo (28). Como é de praxe com os lutadores que participam da luta principal, Romero foi entrevistado por um apresentador do UFC. Ao ser perguntado sobre sua performance, respondeu que queria falar algo, avisou que seu inglês não era muito bom e pediu desculpas se as pessoas não conseguissem entendê-lo.

“Ei, Estados Unidos! Ei, Miami! Ei, Flórida! Escutem, escutem! O que aconteceu com vocês, Estados Unidos? O que aconteceu com vocês?”, exclamou Romero. A partir daí, o lutador falou o trecho que causou polêmica: muitos internautas ouviram “Vão para Jesus, não para Jesus gay, gente!”, e entenderam que o cubano teria criticado a decisão da Suprema Corte dos EUA, que aprovou nesta sexta-feira (26) o casamento gay em todo o país. Outros internautas, porém, ouviram “Não esqueçam Jesus, gente!”

Após a rápida repercussão nas redes sociais, o UFC pediu para que Romero esclarecesse a situação logo no início da coletiva de imprensa que ocorre após o evento. Para evitar possíveis dúvidas, o lutador falou em espanhol, e um intérprete do UFC traduziu toda a sua fala. “Primeiramente, se houve algum mal entendido, desculpe. Perdão se alguém se sentiu ofendido”, afirmou. “O que eu tentava falar era sobre buscar o sonho americano. Parece que entenderam que era sobre gays ou algo assim”, explicou Romero.

“Quem sou eu para criticar alguém? Não me referia a isso. E se houve algum mal entendido, vou dizer isso: Deus fez o homem para ser livre. Qualquer um pode fazer o que quer. Eu não seria uma pessoa para criticar alguém. Preciso me olhar primeiro. Ser uma pessoa melhor. Dar amor”, explicou. “O que quis dizer era ‘Estados Unidos, obrigada por me dar o sonho americano’. Não há melhor país que esse, porque ele é abençoado por Deus. Obrigada, Estados Unidos”, finalizou Romero.