Topo

MMA


Cormier vence batalha sangrenta e mantém cinturão do UFC

Ag Fight

04/10/2015 01h57Atualizada em 04/10/2015 08h35

O card principal do UFC 192, evento realizado neste sábado (3), na cidade de Houston (EUA), guardava grandes emoções para os fãs de MMA. E como atração principal, a disputa de cinturão dos meio-pesados (93 kg), que envolvia dois lutadores batidos pelo ex-campeão Jon Jones, era o final perfeito para o show.


Em uma verdadeira guerra, Daniel Cormier e Alexander Gustafsson terminaram os cinco rounds previstos banhados de sangue e suor, em confronto aplaudido de pé pelo público em sinal de retribuição ao esforço apresentado no octógono. E melhor para Daniel Cormier, que manteve o título em decisão dividida dos jurados e se viu obrigado a se render ao talento do adversário.

Até Jon Jones se pronunciou sobre a luta. Ex-dono do cinturão, ele publicou e apagou um vídeo no Instagram, e disse estar com saudades do octógono (veja aqui)

Cormier festejou. "Alexander, muito obrigado. Você me fez um lutador melhor nesta noite. Obrigado. Eu falei bastante, mas é meu trabalho vender lutas, mas ele é um guerreiro", bradou, antes de declarar amor à cidade de Houston.

Essa foi a primeira defesa de título de Cormier, que aos 36 anos agora acumula um impressionante cartel de 17 vitórias e apenas uma derrota por pontos, justamente para 'Bones'. Por sua vez, Gustafsson perdeu pela segunda uma disputa de cinturão por decisão dividida.


A luta

No primeiro assalto, Cormier tomou a iniciativa, clinchou e derrubou com facilidade deixando claro que estaria disposto a usar seu afiado wrestling contra o desafiante sueco. No entanto, a vitória no primeiro assalto foi apenas uma mera parte do caminho a ser trilhado naquela noite.

Com quase 30 centímetros a mais de envergadura e um melhor jogo de pernas, Gustafsson passou a defender as tentativas de queda e a minar o rival com jabas e golpes de encontro. Por sua vez, Cormier sempre andava para frente e, tentado diminuir a diferença de envergadura, usava do clinche em pé para golpear com uppers na curta distância.

Ritmo este que durou praticamente toda a luta, que em momentos dramáticos contou com o desafiante derrubando o ex-capitão do time olímpico de wrestling dos EUA e com Cormier aplicando chutes baixos e sofrendo knock down. Um belo ponto final para uma noite de lutas estreladas.

"Tentei provar que não tenho apenas um tipo de jogo. Queria ficar de pé, trocar com um dos melhores. O clinch foi eficiente. Toda vez que o acertava, ele parava de se mexer. Quando se faz um trocador querer partir para o wrestling com você, é porque o trabalho está sendo bem feito."

Bader vence e fica perto de Cormier

Em duelo que colocou o vencedor muito perto de uma luta pelo cinturão, Rashad Evans x Ryan Bader foi não apenas o embate entre dois campeões do TUF, que possuem de similar o forte jogo de wrestling e potentes cruzados na luta em pé. grande expectativa era para ver como o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) Evans se sairia após voltar a competir depois de quase dois anos afastado por lesões.

E o tempo afastado somado aos 36 anos pareceram pesar, e o outrora número um do mundo foi dominado nos três rounds, mas não sem antes oferecer uma boa disputa. Experiente, 'Sugar' soube conter as boas oportunidades do rival, levantar quando quedado e mostrar evolução técnica na luta em pé e ponto de prensar Bader na grade.

No entanto, a diferença de condicionamento e de tamanho ficou evidente e a vitoria ficou com o próximo da linha pelo título (caso Jon Jones não retorne ao octógono e, por direito, "fure a fila") que garantiu seu quinto triunfo seguido no UFC. 'Darth' Bader está melhor do que nunca. Segurem a fera!

Drama peso-pesado segue firme

A categoria peso-pesado do UFC segue em dias difíceis. Com poucos nomes de renome e com talento para disputarem chances pelo cinturão, os demais atleta seguem apenas compondo a categoria e, desta forma, protagonizam verdadeira 'brigas de bar' no octógono.

Foi o que aconteceu com o confronto entre Ruslan Magomedov e Shawn Jordan, quando os gigantes fora de forma passaram três rounds apostando em golpes jogados a esmo na única tentativa de arriscar um nocaute. Sem tática ou preparo físico, coube os dois protagonistas do pior combate da noite provar mais uma vez que a divisão é a mais carente do torneio no momento. 

Melhor, porém, para o russo que viu seu braço ser levantado com o aval dos três árbitros laterais.

Campeã do TUF desafia Ronda Rousey

Campeã do TUF, Juliana Pena protagonizou luta movimentada e com boa dose de polêmica contra Jessica Eye e, após três intensos rounds, a americana de ascendência venezuelana foi declarada vencedora em decisão unânime dos jurados. 

Desde o início, ambas competidores imprimiram ritmo acelerado e Eye chegou a encaixar um justo estrangulamento conhecido como katagatame por mais de um minuto. Paciente e especialista na luta de chão, Juliana se defendeu e ainda contou com o ímpeto da rival, que lhe aplicou um golpe ilegal e acabou perdendo um ponto.

A partir daí, a campeã do TUF ditou o ritmo, quedou e imprimiu justo ground and pound,  que lhe abriu caminho para o domínio de posições e algumas tentativas de finalizações. Ao término da disputa, sem economizar no discurso, a lutadora foi direta e desafiou ninguém menos do que a campeã peso-galo (61 kg) Ronda Rousey.

"Quero a Ronda. O Dana White diz que ela é o Mike Tyson do MMA. Bom, eu sou o Evander Holyfield", ironizou, lembrando da luta em que o boxeador derrotou o favorito 'IronMan'.

Confira todos os resultados do UFC 192:

Daniel Cormier venceu Alexander Gustafsson por decisão dividida;
Ryan Bader venceu 
Rashad Evans por decisão unânime;
Ruslan Magomedov venceu Shawn Jordan por decisão unânime;
Joseph Benavidez venceu Ali Bagautinov por decisão unânime;
Julianna Pena venceu Jessica Eye por decisão unânime;
Yair Rodriguez venceu Daniel Hooker por decisão unânime;
Albert Tumenov nocauteou Alan Jouban no 1º rond;
Adriano Martins nocauteou Islam Makhachev no 1º round;
Rose Namajunas finalizou Angela Hill no 1º round;
Sage Northcutt nocauteou Francisco Trevino no 1º round;
Sergio Pettis venceu Chris Cariaso por decisão unânime;
Derrick Lewis nocauteou Viktor Pesta no 3º round.