Topo

MMA


Rockhold atropela Weidman e se torna o novo campeão dos médios do UFC

Jorge Corrêa

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

13/12/2015 03h30

E os médios do UFC têm um novo campeão. Depois de um começo complicado, Luke Rockhold atropelou Chris Weidman e agora é o dono do cinturão da categoria. O norte-americano não tomou conhecimento do agora ex-campeão, bateu muito no ground-and-pound e conseguiu o nocaute técnico no quarto round.

Esse é o segundo cinturão de Luke em sua carreira. Ele já tinha sido campeão dos médios do Strikeforce e sofreu apenas uma derrota desde que chegou ao Ultimate, para Vitor Belfort, em sua estreia em 2013. Agora, soma cinco vitórias consecutivas no evento.

"É indescritível. Conquistar esse título parece que não é verdade. Isso não vai acontecer de novo, nunca, nem perto disso, vai acontecer. Estava um pouco cansado, mas ele não devia ter tentado isso (chute rodado). Ali eu tomei o controle no chão e eu me sinto muito confortável no meu jogo", disse o novo campeão. "Senti meu pé doendo há duas semanas e consegui superar isso. Muita coisa aconteceu nesse camp, é indescritível. Tudo acontece por um motivo e se você não se controlar, perde a cabeça."

Derrotado pela primeira vez na carreira e muito machucado, Weidman evitou dar alguma desculpa para o resultado. "Foi a noite dele. No fim do dia, estou indo para casa, tenho uma grande família que me apoia, fãs que me apoiam. Estou bem, vou voltar. Lembro de tentar (o chute rodado) e aí ele me pegou, me colocou para baixo. Não foi o movimento mais inteligente, mas dei tudo o que eu tinha. O que tenho que fazer é dar tudo para voltar."

A luta - Weidman começou apostado na luta agarrada. Primeiro grudou nas costas de Rockhold e depois conseguiu uma bela queda. Com o combate em pé novamente, foi para o jogo de clinch com joelhadas, seguido de uma nova queda. Luke então surpreendeu com duas tentativas de guilhotina, que acabaram em nada.

O segundo período começou com Rockhold partindo para trocação, com sequências e chutes altos e na linha de cinturão de Chris. Esses golpes foram minando e cansando Weidman. Os diretos e cruzados de Luke passaram a entrar na guarda do adversário.

O terceiro foi o período que começou mais estudado, com Weidman na luta agarrada e Rockhold na trocação, mas Chris aproveitou uma bobeada e acertou um bom direto. Só que quem bobeou em seguida foi ele. Tentou um chute rodado e acabou derrubado por Luke. No chão, montou rapidamente e trabalhou o ground and pound. Weidman foi salvo pelo gongo, muito machucado.

"Achei que ele ia parar no finalzinho. Mas, infelizmente, tivemos que ir para outro round. Mas tudo o que posso fazer é pegar esse cinturão e ir para casa como campeão", brincou o novo campeão.

Com o rosto bem prejudicado, Chris foi vítima fácil para Luke no quarto round. De cara, acertou um cruzado pesado e levou a luta para o chão, ficando por cima. O castigo de Rockhold era cada vez mais severo e o juiz teve de encerrar o combate.