Topo

Cielo encara audiência móvel com direito a skype; saiba como funciona a CAS

Roberta Nomura

Em São Paulo

19/07/2011 07h07

Uma sala improvisada, três árbitros da CAS (Corte Arbitral do Esporte) e a Fina (Federação Internacional de Natação) como opositora. Este é o cenário que Cesar Cielo encontrará na quarta-feira em audiência que foi deslocada da Suíça para a China e que terá direito a participações via skype. A parte oral do processo sobre doping é a mais importante na tentativa do nadador brasileiro de conseguir manter a pena mínima estabelecida pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) no último dia 1º. Entenda abaixo como funciona a corte:

CIELO E MAIS 3 RESPONDEM POR DOPING

Cesar Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked testaram positivo para a furosemida, diurético famoso por mascarar outras substâncias. O exame foi realizado em maio e o resultado foi divulgado em 1º de julho. Os dois primeiros devem estar presentes na audiência da CAS. Santos e Waked devem aparecer por skype.

Os julgamentos normalmente são realizados na sede da CAS em Lausanne, na Suíça. No entanto, a audiência de Cielo ocorrerá em Xangai, onde está sendo disputado o Mundial de Esportes Aquáticos.

E o desfecho do drama do campeão olímpico e mundial sairá nesta semana: o resultado do processo será divulgado até sexta – véspera do início das provas de natação pelo horário de Brasília.

A audiência pode demorar horas e o resultado não sai na hora. “Cada parte pode se manifestar quantas vezes achar necessário. A CAS não é tão rigorosa quanto a isso. É mais informal do que a justiça comum. Ouvem-se testemunhas e tem participações até por skype e conferências.

No fim, os árbitros perguntam se as partes estão satisfeitas para não ter risco de sair de lá insatisfeita e ir ao Tribunal Federal Suíço. O único elemento que pode cancelar uma decisão da CAS é a falta de possibilidade de defesa. Então, eles tomam bastante cuidado para isso não acontecer”, explicou Edson Sesma, especialista em direito desportivo do escritório Paulo Roberto Murray Advogados.

VEJA ALGUNS DETALHES DO PROCESSO DO CAMPEÃO OLÍMPICO CESAR CIELO

O ARGUMENTO DE CIELOO QUE PODE ACONTECERENTENDA O PIOR CENÁRIO
Cesar Cielo e os outros três nadadores alegam que ingeriram cápsulas de cafeína contaminadas pela furosemida, diurético famoso por mascarar outras substâncias. Os atletas têm a seu favor um laudo do laboratório Ladetec que confirma a contaminação e um relatório da farmácia de manipulação Anna Terra, de Santa Bárbara D'Oeste, que apresenta todas as substâncias manuseadas no mesmo dia que as cápsulas de cafeína. A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) aceitou a explicação e determinou apenas uma advertência aos nadadores por entender que não houve culpa nem negligência no caso. Mas a Fina recorreu a CAS.A CAS pode manter apenas a advertência determinada pela CBDA ou pode ampliar a pena de Cesar Cielo e dos outros três nadadores para até dois anos. "Olhando a jurisprudência dominante do CAS em casos exatamente iguais, a tendência é que Cesar Cielo seja suspenso por dois anos", publicou em seu site oficial Alberto Murray, membro do COI e ex-árbitro da CAS. Para ele, apressar o julgamento - pedido das duas partes - não é algo favorável ao brasileiro. "O tempo corre em favor da defesa de Cielo. Apressar o julgamento não é bom para ele. A não ser que haja uma grande marmelada, o que não acredito que acontecerá", expôs. O doping de Cielo foi divulgado em 1º de julho.Qualquer suspensão superior a seis meses tira a chance do atleta de disputar a Olimpíada seguinte. Isso é o que determina o artigo 45 da Carta Olímpica. Cesar Cielo corre o risco de ficar de fora de Londres-2012. Mas, o drama pode ser maior se ele pegar dois anos. Tudo porque a punição excederia os seis meses também no próximo ciclo olímpico e ele pode ser impedido de competir na Olimpíada do Rio-2016. Mas uma brecha aberta no caso de Jessica Hardy pode ajudar o campeão olímpico. Ela foi pega no doping pouco antes de Pequim-2008 e desistiu espontaneamente dos Jogos. Jessica cumpriu um ano de suspensão e voltou a competir em 2009. E o COI já ratificou sua condição para 2012.

CONFIRA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CASO CIELO

Cesar Cielo fez uma única aparição pública desde a divulgação do resultado positivo de exame antidoping. A reclusão do campeão olímpico e mundial incluiu ainda mudança de local de treino e fuga da imprensa no embarque da equipe brasileira rumo a Macau para período de aclimatação. Toda essa decisão pessoal divide opiniões, mas especialistas concordam que o nadador brasileiro mostrou uma postura madura e profissional na crise.
Cesar Cielo escolheu Howard Jacobs para defendê-lo na CAS (Corte Arbitral do Esporte) em julgamento marcado para o dia 20 em Xangai, na China. O advogado norte-americano coleciona sentenças famosas por doping e tem em sua lista de clientes os ex-velocistas Marion Jones e Tim Montgomery, o ciclista Floyd Landis e a nadadora Jessica Hardy. Mesmo com o histórico de punições emblemáticas, ele demonstra, em entrevista ao UOL Esporte, otimismo para o caso do campeão olímpico e mundial.
Cesar Cielo saberá até a próxima sexta-feira, dia 22 de julho, se será suspenso pela Corte Arbitral do Esporte (CAS). A data do julgamento do nadador foi confirmada para o dia 20. A decisão final sobre uma eventual pena ampliada ao brasileiro será conhecida no máximo até dois dias após a audiência. Leia a notícia completa
A seleção brasileira de natação embarcou nas primeiras horas desta segunda-feira para período de aclimatação em Macau. Cesar Cielo não. O campeão olímpico e mundial evitou a imprensa e antecipou o voo em um dia.
A farmácia de manipulação Anna Terra, utilizada pelo nadador Cesar Cielo, trabalha em boas condições de higiene e segue satisfatoriamente as práticas contra a contaminação de cápsulas, “não oferecendo danos à saúde dos consumidores”. A conclusão partiu da vigilância sanitária de Santa Bárbara D’Oeste após inspeções realizadas no local na última semana. Saiba mais
Ao aplicar apenas uma advertência a Cesar Cielo por testar positivo em exame antidoping, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pode ter aumentado o risco de o velocista ficar fora dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A Federação Internacional de Natação (Fina) considerou a punição muito branda e decidiu apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS) pedindo uma suspensão. Uma pena de seis meses, por exemplo, poderia ter deixado a Fina satisfeita e evitado a apelação que pode resultar em até dois anos de suspensão ao brasileiro. Entenda o caso
Se a lógica usada pela Federação Internacional de Natação (Fina) for mantida, Cesar Cielo e os outros nadadores que testaram positivo no exame antidoping podem ficar preocupados. Para a entidade internacional, usar produtos feitos em farmácias de manipulação caracteriza negligência por parte do atleta. E foi exatamente o caso do quarteto Cielo, Henrique Barbosa, Nicholas Santos e Vinicius Waked.