Topo

Cielo é campeão mundial dos 50 m borboleta e chora em primeira final após doping

Cesar Cielo chora depois de conquistar o ouro nos 50 m borboleta no Mundial de Xangai - FRANCOIS XAVIER MARIT/AFP
Cesar Cielo chora depois de conquistar o ouro nos 50 m borboleta no Mundial de Xangai Imagem: FRANCOIS XAVIER MARIT/AFP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

25/07/2011 07h46

Em sua primeira final após ter se livrado de caso de suspensão por doping, o nadador brasileiro Cesar Cielo conquistou a medalha de ouro nos 50 m borboleta no Mundial de Xangai e chegou à sua terceira conquista mundial ao vencer a prova em 23s10.

Logo após vencer a disputa, Cesar Cielo foi às lágrimas na piscina em Xangai na comemoração depois de ter alcançado o triunfo em uma prova que não era sua especialidade antes da atual temporada, até fazer a melhor marca do ano com 22s98 no Aberto de Paris. Na cerimônia do pódio o brasileiro voltou a se emocionar ao receber a medalha de ouro.

VEJA O RESULTADO DOS 50 M BORBOLETA

NadadorTempo
1. Cesar Cielo (BRA)23s10
2. Matthew Targett (AUS)23s28
3. Geoff Huegill (AUS)23s35
4. Frederick Bousquet (FRA)23s38
5. Florent Manaudou (FRA)23s49
6. Steffen Deibler (ALE)23s55
7. Jason Dunford (QUE)23s60
8. Andrii Govorov (UCR)23s64

O nadador brasileiro venceu na disputa os australianos Matthew Targett e Geoff Huegill, respectivamente segundo e terceiro colocados, e viu o rival francês Frederick Bousquet terminar apenas na quarta colocação.

Targett havia sido o vice-campeão mundial em Roma-2009, em prova vencida pelo sérvio  Milorad Cavic e repetiu o resultado.

Cielo já havia vencido as eliminatórias e as semifinais da prova com o melhor tempo e teve a possibilidade de nadar mais uma vez na raia quatro na final.

Cesar Cielo e os brasileiros Henrique Barbosa e Nicholas Santos escaparam de suspensão na última quinta-feira na Corte Arbitral do Esporte (CAS) ao terem confirmada a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após os nadadores serem flagrados em exame antidoping por uso da substância Furosemida, um diurético, durante o Troféu Maria Lenk, disputado em maio no Rio de Janeiro.

A medalha de ouro é a segunda brasileira nesta edição do Mundial, que teve no sábado a conquista de Ana Marcela Cunha na prova de Maratonas Aquáticas.

CESAR CIELO: "FOI A MEDALHA MAIS DIFÍCIL DA MINHA VIDA"

O nadador brasileiro Cesar Cielo desabafou após a conquista da medalha de ouro nos 50 m borboleta na manhã desta segunda-feira na primeira final disputada pelo Mundial de Xangai depois de se livrar de suspensão por doping.

“Me sinto como se Deus tivesse me abençoado. Essa medalha de ouro é diferente das outras. Esta foi a mais difícil da minha vida”, afirmou Cielo.

“[Doping] é uma página do passado. Agora só olho para o futuro”Leia mais