Topo

Felipe França conquista o ouro nos 50 m peito no Mundial de Xangai

Felipe exibe a medalha de ouro conquistada nos 50 m peito - Satiro Sodré/AGIF
Felipe exibe a medalha de ouro conquistada nos 50 m peito Imagem: Satiro Sodré/AGIF

Do UOL Esporte

Em São Paulo

27/07/2011 08h42

O brasileiro Felipe França conquistou a medalha de ouro na final dos 50 m peito nesta quarta-feira no Mundial de Xangai, superando o sul-africano Cameron van der Burgh, recordista mundial da prova. É o terceiro ouro do Brasil na competição. Felipe fez o tempo de 27s01 e comemorou muito o triunfo.

MOVIMENTO ILEGAL?

  • Felipe França pode ter conquistado o ouro com uma “ajudinha” ilegal. Segundo o site norte-americano Universal Sports, o brasileiro descumpriu a regra na final dos 50 m peito ao juntar os pés e fazer a pernada de golfinho no impulso final.

O nadador do Brasil já havia chegado perto do título em 2009, em Roma, quando foi prata no Mundial. No ano passado, no Mundial de piscina curta, ele comemorou o ouro triunfando novamente sobre Van der Burgh. Mas nesta quarta ele pôde vibrar com a principal conquista de sua carreira.

Felipe França ainda se vingou de Van der Burgh, campeão mundial em 2009. Nesta quarta-feira, o sul-africano, que havia registrado a melhor marca do ano nas semifinais, chegou apenas em terceiro lugar, com 27s19. A medalha de prata ficou com o italiano Fabio Scozzoli, que completou a prova em 27s17.

França tem 24 anos, 1,86m, 90 kg e nada pelo Pinheiros. Sua meta, agora, é alcançar um bom desempenho nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro, e, principalmente, brilhar nas Olimpíadas.

Ele esteve nos Jogos de Pequim, em 2008, chegando como o segundo melhor nadador brasileiro dos 100 m peito (os 50 m peito não estão no programa olímpico), mas não conseguiu passar das eliminatórias.

O Brasil, agora, já totaliza três títulos em Xangai. O primeiro ouro foi de Ana Marcela Cunha, vencedora da maratona aquática de 25 km. Na última segunda, Cesar Cielo entrou para o grupo ao levar a melhor nos 50 m borboleta.

OS DESTAQUES DESTA MANHÃ NO MUNDIAL DE XANGAI

CIELO VAI À FINAL DOS 100 M LIVRE

Cesar Cielo fez o que dele se esperava nos 100 m livre. Na manhã desta quarta-feira, ele se classificou com o quinto melhor tempo para a final da prova no Mundial de Esportes Aquáticos, em Xangai. O brasileiro é o atual campeão dos 100 m livre e também o detentor do recorde mundial (46s91). A final acontece nesta quinta, a partir das 7h (de Brasília).
Leia a matéria completa
THIAGO PEREIRA: FINAL 200 M MEDLEY

O brasileiro Thiago Pereira garantiu a classificação para a final dos 200 m medley ao terminar em terceiro lugar sua bateria. Thiago Pereira chegou a ter o melhor tempo geral na segunda batida, mas acabou superado e ficou em quinto na prova em que Ryan Lochte obteve o melhor tempo em disputa com Michael Phelps. O brasileiro Henrique Rodrigues teve apenas o 14º tempo e não se classificou. Leia mais
PHELPS: PRIMEIRO OURO EM XANGAI

O multicampeão Michael Phelps enfim subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial de Xangai. Nesta quarta-feira, o norte-americano conquistou o ouro na final dos 200 m borboleta. Para tanto, Phelps fez uma última parte muito forte, deixando o japonês Takeshi Matsuda para trás. Essa foi sua 23ª medalha de ouro em Mundiais, de um total de 29 no campeonato. Em Xangai, ele já havia faturado uma medalha de prata e uma de bronze.