Fenômeno da natação dos EUA abre mão de superar marca de Phelps
Principal nome da equipe norte-americana no Mundial de Esportes Aquáticos, Missy Franklin chegou a Barcelona com a expectativa de conquistar oito medalhas de ouro e se tornar a maior vencedora da competição entre homens e mulheres, superando até Michael Phelps. Mas, por opção própria, a atleta de 18 anos abdicou da semifinal dos 50 m costas, sem mostrar preocupação com o possível feito histórico.
“Decidimos que o risco não valeria a recompensa, então resolvemos não disputá-la”, justificou Franklin à Swimming World. Ela chegou a nadar as eliminatórias dos 50 m costas, mas abriu mão das semifinais na tarde desta quarta para dedicar força total à final dos 200 m livre, prova em que conquistou o seu terceiro ouro.
“Foi divertido nadar de manhã, mas fiquei contente com a decisão de priorizar esta prova (200 m livre). É muito difícil tomar essa decisão antes do tempo com base nos prazos, porque você não sabe quanto tempo vai ter. Foi uma decisão de última hora, mas estou bem com isso. Então vou ter sete eventos, só sete”, completou Franklin.
Caso conquiste mais quatro ouros e chegue à marca de sete vitórias em Barcelona, Missy igualará o feito que Michael Phelps conseguiu nos Mundiais de 2007 e 2011. E se tornará a recordista entre as mulheres, ultrapassando a alemã Kristin Otto, que em 1986 levou seis medalhas douradas.
Além dos revezamentos, Missy ainda disputará as provas dos 200 m costas e 100 m livre. “Estou realmente muito feliz com o meu desempenho aqui e vou tentar usar tudo isso como motivação para as próximas provas”, observou.
Nesta quarta, ela venceu a prova dos 200 m livre após superar a italiana Federica Pellegrini por apenas 33 centésimos. Missy Franklin já havia conquistado medalhas de ouro nos 100 m costas e no revezamento 4 x 100 m livre.
AS MEDALHAS DE OURO DE MISSY FRANKLIN
Barcelona-2013
100 m costas
200 m livre
4 x 100 m livre
Londres-2012
100 m costas
200 m costas
4 x 200 m livre
4 x 100 m medley
Xangai-2011
200 m costas
4 x 200 m livre
4 x 100 m medley
ETIENE MEDEIROS, PRIMEIRA BRASILEIRA EM FINAL DESDE 2009
Depois de quatro anos, o Brasil terá uma representante em final mundial também entre as mulheres, com a revelação Etiene Medeiros, de 22 anos, que fez 27s89 nos 50 m costas e avançou para a decisão com o quinto melhor tempo. "Mais um objetivo alcançado. Estou muito feliz. Errei no finzinho ao bater o ombro, mas dá para melhorar para a final”, comentou. A última brasileira a nadar em decisão mundial foi Gabriella Silva, nos 100 m borboleta em 2009, em Roma.
Leia mais
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.