Topo

Cielo avança à final dos 50 m; Pereira para na semi dos 100 m borboleta

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 13h48

Cesar Cielo deu mais passo nesta sexta-feira na busca de sua segunda medalha no Mundial de Esportes Aquáticos de Barcelona ao avançar à final dos 50 m livre com o terceiro melhor tempo das semifinais.

Cielo fez 21s60, mesmo tempo que o norte-americano Nathan Adrian, que ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Londres. Eles ficaram atrás apenas do francês Florent Manaudou, atual campeão olímpico, que foi o melhor, com 21s37. O segundo foi o americano Anthony Ervin, com 21s42,

“Foi bem forte (a semifinal), e amanhã terei que tirar um tempo melhor e ver na análise do vídeo o que faltou. Essa prova não vai ser fácil não. Vou ter que fazer 21s38 ou menos. Vamos ver, vamos pra cima dos caras. Não tenho nada a perder”, falou Cielo ao Sportv.

Já o outro brasileiro que tentava vaga nas semifinais, Marcelo Chierighini, fez 21s84 e não conseguiu chegar à decisão. Ficou em décimo nas semifinais.

Thiago Pereira não conseguiu avançar à final dos 100 m borboleta. Fez 52s43 e ficou de fora. “Está bom, pelo menos cheguei na minha melhor marca nessa prova. Foi uma prova nova pra mim e que coloquei agora no meu calendário”, falou.

Na quinta, Thiago Pereira conquistou a medalha de bronze nos 200 m medley. Ainda existe uma chance de ele participar dos 400 m medley, prova na qual foi prata nos Jogos de Londres. O Brasil também não avançou no revezamento 4 x 200 m livre masculino e ficou em décimo nas semifinais.

Cielo tenta sua segunda medalha em Barcelona, já que ficou com o ouro nos 50 m borboleta, prova que não faz parte do programa olímpico.

O nadador brasileiro é o atual bicampeão mundial dos 50 m, além de ter sido medalhista de ouro da prova nos Jogos de Pequim e bronze nos Jogos de Londres.

Ele é também o recordista mundial dos 100 m livre, feito obtido ao ficar com o ouro no Mundial de Roma, em 2009. Mas o nadador decidiu tirar a prova de seu programa para esta temporada.