| 22/02/2007 - 18h41 Volta Internacional de Porto Alegre é cancelada Da Redação Em São Paulo O calendário do ciclismo brasileiro ficou mais enxuto. Nesta quinta-feira, a organização da Volta de Porto Alegre, uma das provas mais tradicionais do país, foi cancelada devido à falta de verba.
A competição gaúcha, um dos eventos nacionais que vale pontos para o ranking americano da UCI (União Ciclística Internacional), tinha sua 51ª edição marcada entre 7 e 11 de setembro.
De acordo com o diretor geral Rogério Scheidt, a prova dependida de recursos governamentais para ser realizada, e a mudança de administração no Rio Grande do Sul resultou no corte da verba.
"A troca de governo acarretou uma série de dificuldades na organização da volta. Nos últimos anos, foi justamente o governo através de empresas estatais que viabilizou financeiramente o evento, o que não ocorreu nesta temporada", disse Rogério Scheidt, diretor geral da prova, em comunicado.
Pelo menos 18 equipes haviam aceitado o convite para disputar a competição, sendo três do Canadá, uma da Alemanha, uma da Espanha e outra da Venezuela. "O evento tem um custo bastante elevado, tendo em vista as condições oferecidas para a participação das equipes e atletas", disse Scheidt.
O calendário de voltas internacionais do Brasil agora está resumido às de Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, que tenta ser viabilizada pela CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Além destas, a Copa América, a Nove de Julho e o Meeting de Goiânia, que são disputados em um único dia, são os que contam pontos para o ranking da UCI. |