Topo

Filmes radicais com Vin Diesel e Stallone são os mais lembrados

Confira alguns dos filmes clássicos, como Blue Crush, que envolvem esportes radicais  - Arte/UOL
Confira alguns dos filmes clássicos, como Blue Crush, que envolvem esportes radicais Imagem: Arte/UOL

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

04/09/2013 06h00

Imagens de alto impacto, manobras radicais, trilha sonora, grandes feras, atores conhecidos e, às vezes, até um bom enredo. Para apresentar uma listagem com os maiores clássicos dos esportes radicais de todos os tempos, convidamos diferentes especialistas para sugerir e opinar a respeito.

O “Top of Mind” dessas modalidades, ou seja, os filmes que primeiro vêm a lembrança sem muita pesquisa, foram justamente obras de surfe e skate, mas também de bmx, de snowboard, de motocross, de roller skate e travessia na corda bamba e escalada free style.

Os mais lembrados pela ordem foram: 1. Dogtown & Z-Boys (skate); 2. Riding Giants (surfe); 3. Lords of Dogtown (skate); 4. Endless Summer (surfe); 5.Bustin Down the Door (surfe); 6. XXX (esportes radicais); 7. Vida Sobre Rodas (skate); 8. Rad (fera do bmx); 9. Thrashin (skate) e 10. Waterman (surfe).

Para o cineasta Daniel Baccaro, diretor do primeiro longa metragem nacional de skate (Vida Sobre Rodas), a lista começa com Dogtown & Z-Boys, 9 Lives (de Jack McCoy), Bursting Down the Door e Animal Chin.

O editor da revista Tribo Skate, César Bragança Gyrão, preferiu Yeah Right (2003) de Ty Evans e Spike Jonze, The End (1998) de Jamie Mosberg, the Search for Animal Chin (1987 – Stacy Peralta), Riding Giants (2004– Stacy Peralta) e o Vida Sobre Rodas de Daniel Baccaro (2010).

O publisher da revista Alma Surf, Romeu Andreatta, que também foi o curador do Festivalma, festival de filmes de surfe e skate, também concordou com Gyrão, em escolher Stacy Peralta, como o grande nome dos radicais e seu Riding Giants, com ondas espetaculares, mas também citou o Free Ride e Waterman.

A editora da revista GoOutside e curadora do festival de filmes de aventura Rocky Spirit, Andrea Estevam, levanta outras preciosidades como Touching the Void, 180 South (que ela considera o favorito dela de todos os tempos), Alone on the Wall, Way Back Home, e os dois favoritos Riding Giants e Dogtown and the Z-Boys.

O jornalista e surfista Zé Lucio Cardim, que editou revistas de surfe e aventuras, por sua vez, sugeriu os longas Blazing Boards e Green Iguana, além dos tradicionais Endless Summer e Bustin Down the Door.

O Bustin, assim como Dogtown and Z Boys, também faz parte da lista do diretor de documentários dos canais Off e Bis, o surfista carioca Marcos Bocayuva, que ainda destaca os filmes Archy, Morning of the Earth e Slow Dance.

Já o produtor e biker, Luciano Kdera Lancelotti, que há 15 anos atua com o programa Mundo 2 Rodas na ESPN, optou por filmes que os pilotos engolem terra, como o On Any Sunday, Free Ride MTB, Tread the Movie, Crusty Demons of Dirty e Terra Firma.

E para fechar, o skatista e editor do Thronn Skate Mag pediu para que o filme Thrashin, de 1986, não fosse esquecido. Com participação de Tony Alva, Tony Hawk, Steve Caballero e Christian Hosoi, a produção dramatiza a rivalidade das gangues da Califórnia sobre seus skates, com uma trilha sonora com Devo, Circle Jerks e sua histórica canção Wild In The Streets.