Topo

Rali Dakar abre circuito dos radicais com motos, carros e caminhões

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

04/01/2014 20h47

Começa neste domingo (05), em Rosário, na Argentina, a 35ª edição do mais famoso e perigoso rali do mundo, o Dakar, e abre oficialmente o circuito dos esportes radicais de 2014.

O evento que ficou conhecido como Paris–Dakar atravessa o Deserto do Atacama e a Cordilheira dos Andes, passando pela Bolívia, e depois de 13 etapas termina dia 18 de janeiro, em Valparaíso no Chile.

Das quatro categorias em disputa,  motos, quadriciclos, carros e caminhões, os brasileiros participam de duas modalidades do maior evento fora de estrada do planeta com 471 inscritos de vários países.

Os pilotos Jean Azevedo e Julio Dario de Souza, da equipe Honda CRF 450, representam o Brasil sobre duas rodas, enquanto a Mitsubishi leva duas equipes para participar da prova. Os pilotos Guilherme Spinelli e Youssef Haddad, e a dupla Reinaldo Varella Marques e Gustavo Gugelmin, para concorrer em um categoria liderada pelos franceses Stephanne Peterhansel (hexacampeão do Dacar) e Jean Paul Cottre.

Outros radicais
  

Da terra para as rampas, de 12 a 15 de janeiro, em Sorocaba (SP), rola o Brasil Skate Camp, um acampamento radical para skatistas iniciantes, amadores e profissionais.

Das rampas para a neve, dia 23 de janeiro, em Aspen, no Colorado (EUA), é a vez da versão de inverno do X Games, com provas de esqui, big air, slopstyle, snowmobile e snowboard com término previsto para dia 26 de janeiro.

Em Sochi, na Rússia, a partir do dia 7 de fevereiro, a neve também será palco de atrações dos Jogos Olímpicos de Inverno, com a participação de sete brasileiros: Isabel Clark (37) no snowboard; Jhonatan Longhi (25) no slalom gigante; Leandro Ribella (33) no esqui cross country; Jaqueline Mourão (38), no esqui cross country feminino; Maya Harrison (21) no esqui alpino, e a dupla  Lais Souza (25) e Josi Santos (29). O evento vai até o dia 23 de fevereiro.

Da neve para o mar, a partir de 01 de março até o dia 12 os maiores nomes do surfe mundial se encontram na Austrália, primeira etapa do World Cup Tour da Associação dos Surfistas Profissionais com o Quiksilver Pro Gold Coast e o Roxy Pro (feminino). De volta para a terra, em 14 de março as motos de free style ou FMX, vão para a Cidade do México na disputa do Red Bull X Fighters, enquanto no dia 10 de maio é a vez dos maiores especialistas em saltos ornamentais participar do Red Bull Cliff Diving, em Cuba.

Ano radical começa com provas de rali 

RALI

Dacar – Argentina/Bolívia/Chile

Motos, quadriciclos, carros e caminhoes

5 a 18 de janeiro


X GAMES de Inverno

Esqui, slopestyle, big air, snowmobile e snowboard

Aspen, Colorado (EUA)

23 a 26 de janeiro


SKATE

Brasil Skate Camp – Sorocaba

Street, vert e mini ramp

12 a 15 de janeiro


SURFE E SKATE

Festivalma – Festival de arte e cultura surfe e skate

Pavilhão das Culturas Populares – Parque do Ibirapuera (SP)

30 de janeiro a 02 de março


OLIMPIADAS DE INVERNO

15 modalidades

Sochi, Russia

7 a 23 de fevereiro


SURFE

Quiksilver Pro Gold Coast (masculino) e Roxy Pro (feminino)

Primeira etapa do mundial de surfe profissional

01 a 12 de março


FMX

Red Bull X Fighters - Mundial de FMX

Cidade do México – México

14 de março


CLIFF DIVE

Red Bull Cliff Diving - Salto de penhascos

Cuba

10 de maio