Topo

Skatistas se ralam em área de novo parque inaugurado incompleto em SP

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

05/01/2014 06h04

Em pouco mais de uma semana de uso desde sua inauguração, em 26 de dezembro, o Parque Cândido Portinari, na zona oeste de São Paulo, chamou a atenção dos skatistas que receberam um espaço incompleto para suas atividades. Com um investimento de R$ 7,7 milhões e uma área de 120 mil metros, o novo local anexo ao Parque Villa Lobos foi projetado para receber pistas de skate, bike e até a Estação Ciência da USP, mas nem tudo foi finalizado a tempo.

O prometido “skate plaza”- área para pratica de street skate- nem foi iniciado, e a promessa é que seja entregue até o final de 2014. Com isso, o local de maior movimentação de público é justamente uma ladeira asfaltada sinuosa com cerca de cinco curvas própria para a prática de descida de skate, o downhill. É o que poderia ser chamado de snake (devido sua sinuosidade), mas pistas neste formato têm paredes laterais com cerca de dois metros de altura e inclinação de até 75 graus, para aumentar a segurança e a sensação de se "surfar no asfalto".

Mesmo não sendo exatamente o planejado, os skatistas e alguns patinadores aproveitam a novidade para descidas em grande velocidade, e até em grupos, formando uma divertida e visual “fila indiana”. Crianças, mulheres e adultos dividem o espaço com skates de diversos formatos e tamanhos mas mesmo com a placa de orientação para o uso de capacetes, poucos praticantes seguiam a regra.

Durante a visita da reportagem do UOL Esporte ao local, foi possível conferir de perto diversas tombos. Como resultado os skatistas exibiam hematomas e escoriações por causa das quedas e da falta de equipamentos de proteção.

Os poucos seguranças do local afirmaram que apesar do risco natural de quedas não há um pronto atendimento médico ativo no espaço, situado na Avenida Queiros Filho, 1365, na Vila Hamburguesa. Em casos de acidentes mais graves os praticantes tem de aguardar por uma ambulância externa.