Topo

Com 50º abaixo de zero, americano de 19 anos percorre 500 km na Antártida

Paulo Anshowinhas

Do UOL, em São Paulo

14/01/2014 10h13

A marca é surpreendente. Percorrer de esquis 506,7 km em apenas 18 dias enfrentando uma temperatura média de 50 graus negativos. Esse foi o resultado da corrida Willis Resilience Expedition, prova científica de resistência realizada da costa da Antártida até o Polo Sul, de 3 a 24 de dezembro, concluída com êxito pelo norte-americano Parker Liautaud.

Aos 19 anos, Parker se tornou o atleta mais jovem e mais rápido a percorrer esse percurso no extremo sul do planeta. Ele completou a prova em 18 dias, quatro horas e 43 minutos.

O evento, além de uma prova competitiva, também serviu de experimento cientifico, já que o adolescente coletou amostras de gelo e outros materiais para auxiliar em pesquisas sobre mudança climática.

O desafio sobre esquis começou após essa coleta cientifica do dia 6 de dezembro e terminou na véspera de Natal, no dia 24 de dezembro de 2013.

Previsto para acabar em 22 dias, Parker alcançou o recorde em menos tempo devido a descoberta de uma rota mais curta e direta.

Para atingir essa marca, ele percorreu cerca de 30 km/dia com uma bagagem de 82 quilos, equivalente a seu próprio peso, com uma média de 12 horas de percurso diário para chegar três dias antes do previsto.

Antes de sair em busca do novo recorde, Parker e sua equipe, viajaram de caminhão 1.790 km pela Antártida para chegar ao ponto de partida do desafio. Durante esse trajeto, ele coletou amostras de neve para programas de investigação científica que irão contribuir com os atuais estudos climáticos.