Topo

Prodígio de 17 anos, brasileiro bate Slater e vence etapa da elite pela 1ª vez

Após conquistar seu primeiro título na elite mundial, Gabriel Medina festeja na França - Divulgação/ASP
Após conquistar seu primeiro título na elite mundial, Gabriel Medina festeja na França Imagem: Divulgação/ASP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

12/10/2011 10h03

Um jovem brasileiro conquistou um resultado de peso no surfe, nesta quarta-feira, deixando para trás nomes como o decacampeão mundial Kelly Slater. Gabriel Medina, de apenas 17 anos, faturou seu primeiro título em uma etapa do World Tour (WT), ao se sagrar campeão na etapa francesa de Hossegor.

A etapa, oitava do WT, teve Medina arrasando os rivais, inclusive o lendário Slater. O duelo com o ídolo aconteceu nas quartas de final, quando fez o dobro de pontos do norte-americano: 16.66 contra 8.60.

Na semifinal, mais um banho do jovem brasileiro, vencendo Taylor Knox por 19.57 a 7.00 - com direito a uma nota dez.

O título foi sacramentado na decisão, quando Medina enfrentou o australiano Julian Wilson, também um jovem surfista, e totalizou 17 pontos, com direito a uma nota 9.17 nos minutos finais da bateria. O rival ficou com 16.10.

“É a melhor sensação do mundo. Eu venci grandes caras e estou muito feliz, foi uma semana fantástica. Há dois anos eu vim para cá e venci e hoje, na elite, consegui mais uma vez. Não parece real”, afirmou Medina, que foi elogiado por Slater.

"Parabéns ao Gabriel Medina por sua primeira vitória, hoje. Grande trabalho", tuitou o veterano de 39 anos, antes de completar, ao site do evento. “Não foi uma boa performance da minha parte. Ele surfou bem e infelizmente eu estava fora de sintonia o tempo todo e não tive chance de o enfrentar.”

Esta foi apenas a segunda etapa de Medina no WT, uma vez que ele entrou na elite do surfe mundial no último mês de setembro.