Topo

Djokovic vence, vai à final em Wimbledon e se torna novo número 1 do mundo

Vitória sobre Tsonga permitiu a Djokovic assegurar a liderança do ranking mundial - Stefan Wermuth/Reuters
Vitória sobre Tsonga permitiu a Djokovic assegurar a liderança do ranking mundial Imagem: Stefan Wermuth/Reuters

Do UOL Esporte

Em São Paulo

01/07/2011 12h17

Novak Djokovic viveu uma sexta-feira especial. O tenista assegurou sua presença na final do torneio de Wimbledon ao derrotar o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 1 (parciais de 7-6(7-4), 6-2, 6-7(9-11) e 6-3). De quebra, o triunfo permitiu ao sérvio finalmente ultrapassar Rafael Nadal e assumir a liderança do ranking da ATP.

Djokovic já teve a chance de desbancar Nadal do primeiro lugar do ranking neste ano. A oportunidade veio em Roland Garros, mas o sérvio teve seus planos atrapalhados por Roger Federer. O suíço venceu por 3 sets a 1 (parciais de 7-6 (7-5), 6-3, 3-6 e 7-6 (7-5)) nas semifinais. Foi a primeira derrota (e até agora única) de Djoko em 2011, que precisou esperar mais algumas semanas para enfim ultrapassar o espanhol.

DJOKOVIC VAI ENFRENTAR NADAL NA FINAL

  • Toby Melville/Reuters

    Rafael Nadal terá a chance de conquistar o título de Wimbledon pelo segundo ano consecutivo. Nesta sexta-feira, o espanhol impediu a revanche de Andy Murray e derrotou o britânico de virada por 3 sets a 1 (parciais de 5-7, 6-2, 6-2 e 6-4). Na decisão, ele enfrentará Novak Djokovic, novo número um.

Em Wimbledon, Djokovic teria a chance de se vingar de Federer. No entanto, o suíço foi surpreendido por Tsonga, seu algoz nas quartas de final. De virada, o francês venceu por 3 sets a 2, com parciais de 3-6, 6-7(3-7), 6-4, 6-4 e 6-4. A zebra, porém, não se repetiu diante do sérvio.

De nada adiantou a vitória de Rafael Nadal sobre Andy Murray na outra semifinal. Mesmo se o espanhol for campeão, o resultado será insuficiente para mantê-lo na liderança do ranking. No domingo, data da decisão, Nadal pode ao menos dar o troco em Djokovic e conquistar seu segundo título consecutivo em Wimbledon.

"É difícil expressar algo sobre aquilo que estou sentindo agora. Esta é uma das minhas maiores emoções em uma quadra de tênis. Meus sonhos se tornaram realidade", disse um emocionado Djokovic após o jogo.

Curiosamente, Djokovic tem um retrospecto muito bom contra seus maiores rivais neste ano. No entanto, no geral, ele ainda fica atrás deles no confronto direto. O sérvio venceu os quatro últimos jogos contra Nadal (todos em 2011), mas perde no geral (11 a 16). Em 2011, Djoko ganhou três vezes de Federer e perdeu uma, mas o suíço leva a melhor no total (14 a 9).

O jogo

Djokovic enfrentou um adversário contra o qual fica atrás no confronto direto. Nos sete confrontos anteriores entre os tenistas, Tsonga havia vencido cinco vezes, contra duas do sérvio. Em Grand Slams, eles estavam empatados com uma vitória para cada lado. Djoko havia derrotado o francês na decisão do Aberto da Austrália em 2008.

LIDERANÇA DO RANKING DESDE 2000

Pete Sampras (EUA)10 semanas
Marat Safin (RUS)9 semanas
Gustavo Kuerten (BRA)43 semanas
Lleyton Hewitt (AUS)80 semanas
Andre Agassi (EUA)51 semanas
Juan Carlos Ferrero (ESP)8 semanas
Andy Roddick (EUA)13 semanas
Roger Federer (SUI)285 semanas
Rafael Nadal (ESP)102 semanas

De cara, Tsonga mostrou a Djokovic que não facilitaria a vida do sérvio. O francês quebrou o serviço do adversário e, com um bom saque, abriu vantagem de 2-0. Djoko teve boa chance de devolver a quebra no oitavo game, quando teve dois break points. No entanto, ele permitiu a reação de Tsonga, que fez 5-3.

Quando tinha a chance de fechar o set, Tsonga viu Djokovic abrir 40-0. O francês reagiu, mas seguidos erros de saque o atrapalharam e permitiram ao sérvio igualar (5-5). No tie-break, o sérvio levou a melhor e fechou com 7-4.

No segundo set, Djokovic veio com um estilo mais agressivo e quebrou o serviço de Tsonga logo no primeiro game. O francês continuou com os mesmos erros iniciais, mas desta vez não apresentava a mesma força no saque. Com facilidade, Djoko fez 6-2 em 28 minutos – o primeiro set durou 1h05.

Fisicamente, Tsonga já não tinha o mesmo rendimento do começo da partida. O francês ainda tentou reagir no início do terceiro set, mas perdeu o serviço no terceiro game. Djokovic relaxou um pouco no oitavo game, permitiu ao adversário devolver a quebra e ganhar ânimo.

DESEMPENHO DE DJOKOVIC NO ANO

47 vitórias (41 delas seguidas, ficando a uma do recorde de John McEnroe)
1 derrota
7 títulos
7.470 pontos no ranking (antes de Wimbledon)
US$ $ 5.853.733 em prêmios

Djokovic parecia ter deixado a vitória bem encaminhada ao quebrar o serviço de Tsonga no 11º game e fazer 6-5. O francês, porém, não entregou os pontos: ele devolveu a quebra na sequência, levando o set para o tie break, e cresceu no jogo.

Em uma disputa muito equilibrada, Tsonga fechou em 11-9. O francês deixou no ar a possibilidade de mais uma virada. Nas quartas, ele perdia por 2 a 0 para Federer, mas conseguiu reagir. A impressão, porém, não se confirmou.

O quarto set começou com amplo domínio de Djokovic, que não encontrou dificuldades para abrir vantagem de 3-0. Com tranquilidade, o sérvio fez 6-3, confirmou sua presença na final de Wimbledon e assegurou o sonhado primeiro lugar no ranking mundial.