Topo

Federer supera dores e chuva, vence belga e vai às quartas em Wimbledon

Roger Federer tenta a devolução no duelo contra Xavier Malisse  - AFP PHOTO / ANDREW YATES
Roger Federer tenta a devolução no duelo contra Xavier Malisse Imagem: AFP PHOTO / ANDREW YATES

Do UOL, em São Paulo

02/07/2012 12h05

Nem a chuva e nem as dores conseguiram atrapalhar Roger Federer nesta segunda-feira em Wimbledon. O suíço mostrou toda a sua categoria e venceu o belga Xavier Malisse por 3 sets a 1, com parcias de 7-6 (7-1), 6-1, 4-6 e 6-3, garantindo vaga nas quartas de final.

Dono de seis títulos do Grand Slam na grama (ganhou em 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009), Federer continua sua caminhada em Londres e, caso chegue à final do torneio, voltará a ser número um do mundo.

Com a vitória desta segunda, Federer amplia seu retrospecto amplamente favorável contra Malisse. Agora o suíço contabiliza 10 vitórias contra apenas um triunfo do belga nos duelos entre os dois pelo circuito.

SHARAPOVA CAI NAS OITAVAS E PODE PERDER LIDERANÇA DO RANKING

  • A russa Maria Sharapova, líder do ranking feminino, está eliminada de Wimbledon. A número um do mundo perdeu para a alemã Sabine Lisicki por 2 sets a 0 (6-4, 6-3) e dá adeus ao torneio em Londres ainda nas oitavas de final.

    O duelo desta segunda-feira reeditou a semifinal do Grand Slam inglês do ano passado, quando Sharapova levou a melhor e garantiu lugar na decisão. Com a derrota, a russa pode perder a liderança do ranking e terá de torcer contra Victoria Azarenka. Sharapova voltou ao topo após o título em Roland Garros.

Ainda no 1º set, Federer deu um susto em seus torcedores e deixou a quadra com 4 a 3 no placar a seu favor para atendimento médico. O suíço reclamou de dores e provocou um suspense na quadra durante a sua ausência.

Em seu retorno, Federer pediu desculpas ao rival e foi ovacionado pela torcida londrina. Com a partida reiniciada, o suíço teve seu saque quebrado em 6-5, mas foi rápido na resposta, devolveu a quebra na sequência e foi superior no tie break para vencer a parcial por 7 a 6 (7-1).

Ao final do 1º set, a chuva começou a cair e a partida foi interrompida para o fechamento do teto retrátil da quadra principal em Londres. Na volta, Federer comandou o 2º set e passeou contra Malisse. O suíço superou as dores e com tranquilidade fez 6 a 1 para abrir 2 a 0 no jogo.

Com a vantagem, o hexacampeão de Wimbledon relaxou e Malisse aproveitou para crescer em quadra no 3º set. O belga começou a parcial quebrando o saque de Federer e soube administrar a vantagem. No fim, o número 75 do mundo mostrou categoria, apostou em algumas bolas curtas e venceu o set por 6 a 4.

Embalado pela vitória na parcial anterior, Malisse pressionou Federer e abriu 2 a 0 no 4º set, assustando os fãs do suíço. Porém, a reação do belga parou ali e o número três do mundo “despertou”.

O belga passou a errar e Federer não perdoou, virou o jogo para 5 a 2. Com tranquilidade, o suíço confirmou o seu serviço, fechou o set em 6 a 3 e carimbou a vitória e vaga nas quartas.