Topo

Campeã, Serena fala como vice, mas números provam domínio sobre Azarenka

Serena perdeu só um set no Aberto dos EUA, mas dominou Azarenka e levou título - Kevin Lamarque/Reuters
Serena perdeu só um set no Aberto dos EUA, mas dominou Azarenka e levou título Imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Do UOL, em São Paulo

10/09/2012 06h01

Serena Williams havia massacrado suas adversárias anteriores e tinha pela frente Victoria Azarenka, número um do mundo, mas sua “freguesa”. Nem mesmo as condições favoráveis a fizeram acreditar nas possibilidades de ser campeã do Aberto dos EUA neste domingo. Tanto que a norte-americana reconheceu que preparava o discurso de vice-campeã. O dia também teve mais campeãs e a definição do último finalista no masculino.

ESTATÍSTICAS DO JOGO

SERENA WILLIAMS VICTORIA AZARENKA
13ACES0
5DUPLAS FALTAS4
77%PONTOS GANHOS
NO 1º SERVIÇO
55%
44BOLAS
VENCEDORAS
13
45ERROS NÃO FORÇADOS28

“Sinceramente, não consigo acreditar que ganhei. Estava preparando meu discurso de vice-campeã porque ela estava jogando muito bem”, afirmou Serena. A campeã teve motivos para se preocupar com a reação de Azarenka no segundo set, mas dominou a adversária nas estatísticas.

Antes de chegar à final, Serena não teve dificuldades para despachar suas rivais. Ela não havia perdido um set sequer antes de encarar Azarenka. A bielorrussa, porém, tinha o desafio de superar um retrospecto ruim contra sua rival na decisão: em dez partidas contra Serena antes da final, Azarenka só havia vencido uma vez.

As estatísticas também mostram como a força do saque foi decisiva para o triunfo de Serena. A norte-americana levou ampla vantagem nos aces. Além disso, teve um aproveitamento melhor no primeiro serviço, além de superar a bielorrussa no número de bolas vencedoras.

Nesta segunda-feira, o Aberto dos EUA conhecerá o campeão do torneio masculino. Pelo quinto ano seguido, o mau tempo provocou a mudança na data da final. Novak Djokovic e Andy Murray lutam pelo troféu. A partida será às 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da ESPN e Sportv 2, com acompanhamento do Placar UOL Esporte.

SERENA VENCE 'FREGUESA' AZARENKA E CONQUISTA ABERTO DOS EUA

Serena Williams nem se importou com o fato de enfrentar a número um do mundo. Neste domingo, a norte-americana derrotou a "freguesa" Victoria Azarenka por 2 sets a 1 (parciais de 6-2, 2-6 e 7-5) e conquistou o título do Aberto dos EUA pela quarta vez em sua carreira em uma partida emocionante. Em 2012, Serena conquistou o título em Wimbledon e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Além disso, sua campanha no Aberto dos EUA antes da final era impecável: não havia perdido um set sequer. Leia mais sobre a partida

ITALIANAS CONQUISTAM TÍTULO NAS DUPLAS NO ABERTO DOS EUA

As italianas Sara Errani e Roberta Vinci foram campeãs do torneio de duplas femininas do Aberto dos EUA neste domingo ao vencerem as tchecas Andrea Hlavackova e Lucie Hradecka por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-2. Com a conquista de hoje, as italianas chegaram ao segundo título em Grand Slam, após ter vencido o torneio de Roland Garros e, de quebra, se transformaram nas primeiras tenistas da Itália a conquistar um título no torneio americano. Leia mais sobre a partida

DJOKOVIC VIRA SOBRE FERRER E VAI À FINAL DO ABERTO DOS EUA

O tenista sérvio Novak Djokovic aproveitou bem a interrupção do jogo do último sábado, voltou bem melhor, virou e venceu o espanhol David Ferrer, neste domingo, por 3 sets a 1, parciais de 2/6, 6/1, 6/4 e 6/1, e foi para a final do Aberto dos Estados Unidos. Ele encara na grande decisão, marcada para segunda-feira, o britânico Andy Murray, campeão olímpico, que no sábado venceu o tcheco Tomas Berdych por 3 a 1. “Foi um alívio ter me livrado logo desse jogo, ele é um cara muito bom fisicamente. Foi um prazer jogar hoje. Eu adoro jogar aqui, a energia dessa torcida”, falou o sérvio. Leia mais sobre o jogo