Topo

Murray encerra jejum, ganha força na briga para ser número 1 e mira exemplo de treinador

Murray, numero três do mundo, enfim entra para o grupo de campeões de Grand Slam - Clive Brunskill/Getty Images/
Murray, numero três do mundo, enfim entra para o grupo de campeões de Grand Slam Imagem: Clive Brunskill/Getty Images/

Do UOL, em São Paulo

11/09/2012 06h01

Andy Murray tem motivos de sobrar para considerar 2012 como o melhor ano de sua carreira. O britânico, enfim, conseguiu acabar com o jejum e conquistou seu primeiro Grand Slam ao faturar o Aberto dos EUA em emocionante final contra Novak Djokovic. O inédito troféu coroa seu desempenho e o credencia a brigar por outro de seus objetivos: tornar-se o número um do mundo.

Em 2012, o britânico conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres, quando superou o próprio Djokovic nas semifinais. Antes, havia chegado à final de Wimbledon, mas perdeu a decisão para o suíço Roger Federer.

Com o título obtido em Flushing Meadows, o britânico se tornou “intruso” em um seleto grupo. Dos últimos 31 torneios de Grand Slams realizados, 29 foram vencidos pelo trio Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic. Juan Martin del Potro, campeão nos EUA em 2009, era até então o “estranho” da lista.

RANKING DA ATP

TENISTAPONTOS
1. Roger Federer (SUI)11.805
2. Novak Djokovic (SER)10.470
3. Andy Murray (GBR)8.570
4. Rafael Nadal (ESP)7.515

O desempenho nas quadras de Flushing Meadows faz o britânico se candidatar à briga pelo posto de tenista número um do mundo. Com os problemas físicos de Nadal, Murray assumiu a terceira posição do ranking. O título o levou aos 8.570 pontos, ainda distante do líder Federer, mas sua fase atual o leva a crer em diminuir esta distância.

A boa fase de Murray tem relação direta com seu treinador, escolhido justamente para melhorar seu desempenho em Grand Slams.  Ivan Lendl, dono de oito títulos desta categoria, começou a trabalhar com o britânico no início desta temporada e tem uma característica em comum com seu pupilo: foi derrotado em quatro finais antes de vencer um título deste nível.

“Lendl foi um dos maiores jogadores da história e fez oito finais consecutivas aqui. Tê-lo comigo, dando-me apoio, ajudou-me muito nos momentos mais difíceis. Ele até quase sorriu”, brincou Murray em seu discurso após o título, referindo-se à seriedade de seu técnico. Se ‘desencantar’ como seu treinador fez ao conquistar seu primeiro Grand Slam, Murray tem a chance de bater novas marcas e alcançar o sonhado topo.

MURRAY VENCE DJOKOVIC E CONQUISTA 1º GRAND SLAM DE SUA CARREIRA

Andy Murray entrou para a lista dos tenistas campeões de um Grand Slam. Nesta segunda-feira, o britânico conquistou seu primeiro troféu de um torneio desta grandeza ao superar Novak Djokovic na decisão do Aberto dos EUA. O britânico venceu o sérvio por 3 sets a 2 (parciais de 7-6(12-10), 7-5, 2-6, 3-6 e 6-2) após 4h54 de partida - marca que igualou o recorde de final mais longa do torneio, estabelecido em 1988. Até então, Murray havia batido na trave quatro vezes em decisões de um dos quatro torneios mais importantes do circuito. O britânico perdeu nas finais do Aberto da Austrália (2010 e 2011), Wimbledon (2012) e no próprio Aberto dos EUA (2008). Neste ano, ele conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres. Leia mais sobre a partida