Topo

Almagro sofre contra Isner e após mais de 4 horas deixa Espanha a uma vitória da final

Nicolas Almagro bate backhand no segundo jogo da semifinal entre Espanha e EUA - AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA
Nicolas Almagro bate backhand no segundo jogo da semifinal entre Espanha e EUA Imagem: AFP PHOTO / MIGUEL RIOPA

Do UOL, em São Paulo*

14/09/2012 10h11

A Espanha esteve perto de se complicar na semifinal da Copa Davis nesta sexta-feira. Após David Ferrer virar a primeira partida, Nicolas Almagro precisou de 4h16 para derrotar John Isner em cinco sets, com parciais de 6/4, 4/6, 6/4, 3/6 e 7/5, e deixar os atuais campeões a uma vitória da final.

Sem Rafael Nadal, ainda lesionado, a torcida que lotou a quadra em Gijon tomou um susto, mas vê a equipe pentacampeã perto de mais uma decisão. Neste sábado, Marc Lopez e Marcel Granollers podem definir o confronto contra os irmãos Bob e Mike Bryan.

O jogo

A partida começou com poucas trocas de bola e os tenistas com o serviço controlando os pontos. Almagro quebrou o serviço de Isner no terceiro game e não teve o saque ameaçado. Após 45 minutos, fechou o primeiro set por 6/4.

O segundo set continuou como o final do primeiro, com os dois jogadores confirmando os games de serviço sem dificuldades. Almagro teve três break points no sétimo game, mas não aproveitou. Quando o set parecia caminhar para o tie-break, Isner teve uma oportunidade de quebra pela primeira vez no jogo e aproveitou, fechando em 6/4.

O terceiro set ficou mais aberto, Almagro conseguiu uma quebra no início e manteve a vantagem. Com a chance de fechar a partida em 3 sets a 1, Almagro teve seis break points no quarto set, mas não aproveitou. Na única chance que teve, Isner obteve a quebra e forçou o quinto set.

Isner teve duas chances de quebrar o saque de Almagro no início do set decisivo, mas não aproveitou. Sem quebras, Isner precisou salvou três match points no seu saque no décimo game, dois deles com aces. No game seguinte, foi a vez de Almagro sair de situação delicada e levantar um game de 15/30. Sacando em 5/6, Isner errou três voleios fáceis e, com um erro não-forçado de forehand, deu a vitória ao espanhol.

APÓS SUSTO, FERRER CONFIRMA FAVORITISMO CONTRA QUERREY

  • Os atuais campeões da Copa Davis tiveram um susto na abertura da semifinal da competição nesta sexta-feira. Jogando no saibro de Gijon, o espanhol David Ferrer, número 5 do mundo, viu o norte-americano Sam Querrey abrir um set de vantagem e equilibrar o duelo contra a equipe favorita, mas conseguiu a virada com parciais de 4/6, 6/2, 6/2 e 6/4.
    Tradicional escola de tênis no saibro, os espanhóis apostaram na terra batida para dificultar a missão dos Estados Unidos, em que a maioria dos tenistas prefere as quadras duras. Apesar disso, Querrey esteve perto de surpreender o espanhol.
    No primeiro set, Ferrer chegou a abrir 4 games a 2 e, quando parecia que confirmaria o favoritismo com tranquilidade, sofreu a virada por 6/4. Nos dois sets seguintes, Ferrer começou a alongar os pontos para contar com erros do norte-americano. Ao virar a partida por 2 sets a 1, Ferrer cometeu 13 erros não-forçados contra 32 de Querrey.
    O início do quarto set voltou a ficar complicado para a Espanha. Nos dois primeiros games de saque, Ferrer precisou salvar nove break points e a torcida começou a fazer a diferença para os donos da casa. Ao sacar em 4/4, Querrey abusou dos erros, ficou em desvantagem de 0/40 e teve o serviço quebrado para, em seguida, Ferrer confirmar o saque e fechar o jogo.
    O segundo jogo do duelo será entre Nicolas Almagro, 10º do mundo, e John Isner, 11º. No circuito profissional, Eles se enfrentaram apenas uma vez, na grama de Wimbledon, em 2011, com vitória de Almagro em quatro sets.

COM CHUVA, FEDERER BATE NÚMERO 139 DO MUNDO

  • Roger Federer confirmou o favoritismo e colocou a Suíça em vantagem no primeiro dia da repescagem da Copa Davis. Nesta sexta-feira, o atual número 1 teve seu jogo prejudicado pela chuva, mas superou o holandês Thiemo de Bakker sem sustos, com parciais de 6/3, 6/4 e 6/4, em apenas 1h42min.
    O jogo também marcou a volta de Federer ao saibro, já que a temporada europeia na terra batida terminou em Roland Garros, no início de junho. Mesmo fora de seu piso preferido, Federer se mostrou à vontade no primeiro duelo do confronto.

*Atualizado às 15h