Topo

Serena mantém tabu de 9 anos, derrota Sharapova e conquista torneio de Miami

Serena Williams levanta o troféu do torneio de Miami, conquistado após derrotar Maria Sharapova por 2 a 1 - Matthew Stockman/Getty Images/AFP
Serena Williams levanta o troféu do torneio de Miami, conquistado após derrotar Maria Sharapova por 2 a 1 Imagem: Matthew Stockman/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/03/2013 15h17

A freguesia está mantida: Serena Williams manteve o tabu que já dura nove anos, derrotou a rival Maria Sharapova de virada e conquistou o torneio de Miami. Neste sábado, a americana sofreu para conseguir encaixar seu jogo contra a russa, mas conseguiu a virada e venceu por 2 sets a 1, parciais de 6-4, 4-6 e 6-0.

Serena não perde para Sharapova desde a final do torneio de Los Angeles de 2004, quando foi derrotada por 2 sets a 1. Desde então, antes da decisão deste sábado foram 10 jogos, com 10 triunfos da americana. Em 2013, já haviam se enfrentado na semifinal do WTA de Doha, no Qatar, com vitória por 2 a 0 de Serena.

No período, já contando o triunfo deste sábado, foram 25 sets disputados entre ambas, com 22 vitórias de Serena.

Além de manter o tabu, ela impediu que Sharapova se igualasse a dois grandes nomes da história do tênis feminino: a alemã Steffi Graf e a belga Kim Clijsters. Elas são as únicas a conquistar os torneios de Miami e Indian Wells no mesmo ano: a belga conseguiu em 2005 e a alemã em 1994 e 1996.

No primeiro set, ambas começaram na base da pancada: saques fortes e tentativas de forçar a rival a erros. Mas Sharapova aproveitou um momento de fraqueza de Serena no quinto game, para quebrar e abrir 3 a 2. Porém, Serena quebrou logo em seguida, igualando em 3 a 3.

Mas o empate durou apenas até o oitavo game. No seguinte, Sharapova passou a dominar o jogo, aproveitou erros da rival e fechou em 6-4.

Serena pareceu não ter sentido o baque: começou o set seguinte com uma quebra e abriu 2 a 0. Sharapova acordou, ganhou os três games seguintes e, no último da sequência, conseguiu fechar sem sofrer pontos. Da mesma maneira da primeira parcial, Serena devolveu a quebra em seguida e igualou em 3 a 3.

O empate se manteve até o nono game, quando a virada começou a surgir: Sharapova tinha 40 a 0 para fechar e abrir 5 a 4. Mas bobeou, começou a cometer erros, incluindo uma dupla falta quando tinha uma vantagem para fechar, não segurou e foi quebrada. A partir daí, domínio total de Serena.

Ela fechou com uma game tranquilo o set, e partiu para a terceira e decisiva parcial com vontade de fechar rapidamente. E foi o que fez.

Mostrou porque é a número um do mundo, humilhou a russa e fechou com um pneu, placar raro em decisões: 6-0, levando a torcida da casa à loucura.

Serena conquistou, assim, seu 49° título na carreira, a maior vencedora entre todas as jogadoras do circuito atual da WTA. Foi o sexto título de Serena em Miami.

SERENA BATE SHARAPOVA DE VIRADA E CONQUISTA MIAMI