Topo

Em duelo de berros, Sharapova se dá melhor e defende título contra Serena em Paris

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 12h59

Quem esteve na quadra Philippe Chatrier, a principal do complexo de Roland Garros, para a primeira partida semifinal da chave feminina desta quinta-feira, saiu com dores nos ouvidos. Porque o duelo entre Maria Sharapova e Victoria Azarenka, que poderia chamar a atenção pela qualidade técnica de ambas, ou até pela beleza das tenistas, se destacou mesmo pela gritaria das duas. Nesse estilo, Sharapova continua imbatível: passou pela rival por 2 sets a 1 (6-1, 2-6 e 6-4) e estará na final em Paris.

Assim, ela tentará defender sua taça, conquistada em 2012 contra a italiana Sara Errani. Esta, aliás, poderia ser a adversária da russa na partida do próximo sábado, já que disputou também nesta quinta a segunda semifinal do torneio, contra a americana Serena Williams. Serena venceu em sets diretos com extrema facilidade.

A derrota de Azarenka também encerrou a chance de uma mesma tenista levar todos os Grand Slams do ano, já que a bielorrussa triunfou no Aberto da Austrália, em janeiro.

Apesar do primeiro set com placar fácil, o jogo foi complicado para Sharapova. Aliás, o único game vencido por Azarenka foi logo no primeiro, e com uma quebra. 

Porém, logo em seguida, a russa quebrou de volta - e a partir daí foi dona da parcial. Sofreu para fechar o terceiro game, mas quebrou de zero em seguida. Aproveitando erros de Azarenka, quebrou no sétimo e, com um ace no ponto decisivo, levou o set em 6-1 em 28 minutos.

Sharapova aproveitou 91% dos pontos em seu primeiro serviço, apesar de três duplas-faltas. Para descontar, teve 14 bolas vencedoras, contra apenas quatro da rival.

A segunda parcial começou igual, masa bielorrusa começou a partir do sexto game, na primeira quebra a favor dela. No game seguinte, a chuva surgiu, irritando ambas as jogadoras, já que a árbitra de cadeira contrariou a vontade das atletas e não interrompeu o duelo.

Sharapova sentiu mais o baque e ficou nervosa, principalmente após duas marcações duvidosas seguidas. No último game do set, uma dupla-falta escancarou o nervosismo da russa e o set foi para Azarenka: 6-2.

Só que o final do set foi o sinal para que a árbitra decidisse paralisar o jogo. A quadra foi coberta e, por cerca de meia hora, as tenistas ficaram no vestiário.

Na volta à quadra, Sharapova deu impressões de que a pausa seria útil, não só para conseguir colocar a cabeça no lugar, mas para interromper a boa sequência de jogadas de Azarenka. E foi isso que ocorreu. 

Os games passaram a ser longos e, após apenas seis, o set já era o mais longo da partida, com 40 minutos de duração. Sharapova jogava a bola no fundo de quadra para forçar erros de Azarenka, mas errava sozinha nos saques. No quarto game, por exemplo, foi quebrada após cometer quatro duplas-faltas.

Só que tanto no game anterior a esse, como no seguinte, ela controlou o jogo de Azarenka e também quebrou. No sétimo, mais uma quebra. Desperdiçou incríveis cinco match-points e foi quebrada no 9° game, mas confirmou o 11° e, com 6-4, levou a vaga na decisão.

SERENA HUMILHA VICE DE 2012 E VOLTA A FINAL EM PARIS APÓS 11 ANOS

  • Quando está em uma grande dia, Serena Williams destoa do resto das tenistas profissionais e mostra porque é a número um indiscutivelmente. Nesta quinta-feira, ela se garantiu na final de Roland Garros pela primeira vez desde que conquistou sua única taça no saibro parisiense, em 2002, ao derrotar a italiana Sara Errani, vice em 2012, por 2 sets a 0 (6-0 e 6-1).

    Foi a primeira vez que um pneu ocorreu em um set de semifinal de Grsand Slam desde o Aberto da Austrália de 2008, quando Ana Ivanovic perdeu por 6-0 para Daniela Hantuchova, mas virou a partida.

    A pancadaria de Serena Williams na bola deixou a “mirrada” Errani sem condições de reagir. A italiana só foi ganhar um game no décimo da partida, já com 3 a 0 contra no segundo set. Durante a segunda parcial, Serena chegou a ter uma sequência de saques entre 199 e 201km/h, quase padrão masculino.

    Agora, a americana encara Maria Sharapova na decisão. As duas já se enfrentaram três vezes neste ano, todas com vitórias da americana.