Topo

Soares perde nas duplas mistas, e Brasil mantém jejum de títulos em Wimbledon

Do UOL, em São Paulo

07/07/2013 16h15

O tenista brasileiro Bruno Soares ficou neste domingo com o vice-campeonato de duplas mistas do Torneio de Wimbledon e não conseguiu quebrar um jejum do país de 47 anos sem títulos nas quadras do único Grand Slam disputado em quadras de grama.

Ao lado da norte-americana Lisa Raymond, foi derrotado pela dupla dupla formada pelo canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic por 2 sets a 1, parciais de 5-7, 6-2 e 8-6. Raymond e Soares ainda desperdiçaram dois match-points.

O último título brasileiro em Wimbledon continua sendo com Maria Esther Bueno, em 1966.

O jejum brasileiro nas quadras do All England Club, em Londres, poderia ter sido quebrada já no sábado. Mas Marcelo Melo, ao lado do croata Ivan Dodig, acabou derrotado pelos irmãos Bob e Mike Bryan na final da chave de duplas masculinas em Londres.

Contando todos os Grand Slams, o jejum de títulos brasileiro é menor: Bruno Soares venceu o US Open, nas duplas mistas, em 2012. Em simples, o último título foi o terceiro de Gustavo Kuerten, em Roland Garros, em 2001.

Finalistas em diferente torneios de duplas em Wimbledon, Marcelo Melo e Bruno Soares formaram dupla no circuito internacional até o fim de 2011, quando decidiram interromper a parceria no circuito internacional para formá-la apenas representando o país em Copa Davis e Jogos Olímpicos.

No primeiro set da final desta tarde, o jogo ficou igualado até o 12º game. Foi quando Soares e Lisa quebraram o serviço para fechar em 7/5 a primeira parcial.

No segundo set, Raymond teve o serviço quebrado logo de cara, e a dupla Madlenovic e Nestor abriu 2 a 1. A francesa confirmou seu saque logo na sequência para abrir vantagem ainda maior no game. Sem dificuldades, fecharam o set em 6 /2 para conseguir o empate.

No set decisivo, os serviços foram mantidos desde o começo com facilidade. No 12º game, Soares e Raymond tiveram a chance de fechar o jogo no saque adversário, mas desperdiçaram dois match-points. Depois, ainda tiveram o saque do brasileiro quebrado. Na sequência, Nestor e Mladenovic mantiveram o serviço e fecharam o jogo.