Topo

Melo e croata batem irmãos Bryan e alcançam 1ª final de Masters na carreira

Marcelo Melo (e) e croata Ivan Dodig estão na decisão em Xangai - AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS
Marcelo Melo (e) e croata Ivan Dodig estão na decisão em Xangai Imagem: AFP PHOTO / ADRIAN DENNIS

Do UOL, em São Paulo

12/10/2013 05h12

O tênis brasileiro, a cada semana do circuito da ATP, vai provando que o caminho do sucesso é apostar nas duplas. Na madrugada deste sábado, na mesma semana em que Bruno Soares alcançou a terceira posição do ranking de duplas, Marcelo Melo levou o país à final de Masters 1000, em Xangai. Ao lado do croata Ivan Dodig, ele bateu a dupla formada por Bob e Mike Bran, americanos que dividem o posto de n° 1 do mundo na categoria. A vitória veio em emocionante match tie-break, o set desempate das duplas: 6(5)-7, 7-5 e 10-7.

Melo e Dodig, assim, disputarão sua primeira final de Masters 1000 na carreira. Eles já disputaram uma final neste ano: em Wimbledon, quando foram vice. O detalhe é que a vitória de hoje serve como "vingança" do vice no Grand Slam londrino, já que aquela decisão acabou nas mãos dos irmãos Bryan.

Vale lembrar que Melo pode levar a segunda taça de Masters 1000, o segundo nível mais importante dos torneios de tênis, para o Brasil: em agosto, Soares, ao lado do austríaco Alexander Peya, conquistou o título em Montreal, o primeiro da categoria na história do país.

No caminho para a decisão, Melo e Dodig já haviam derrotado Roger Federer, nas oitavas de final (o suíço jogou ao lado de Zhang Ze, da China). Nas quartas, eles passaram pela dupla formada pelo saudita Aisam-Ul-Haq Qureshi e pelo holandês Jean-Julien Rojer.

Na partida deste sábado, o sucesso veio de virada. No primeiro set, eles fizeram exatamente um ponto a menos que os Bryan durante todo a parcial (39 a 38), perdendo apenas no tie-break.

No segundo set, eles encaixaram cinco aces e conseguiram a única quebra de saque de todo o jogo para vencer por 7 a 5 e levar a partida para o match tie-break.

Na parcial desempate, a partida ficou parelha até 7 a 7. Nessa hora, Melo e Dodig conseguiram enciaxar três pontos seguidos e levaram o triunfo.

Na decisão em Xangai, eles encaram o vencedor da outra semifinal, entre as duplas formadas por David Marerro/Fernando Verdasco e Jamie Murray/John Peers.