Topo

Após 2h32, Djokovic supera Del Potro e conquista 15° Masters da carreira

Do UOL, em São Paulo

13/10/2013 08h16

Novak Djokovic parece que não sentiu o fato de ter perdido o posto de número um do mundo: há 8 dias, ele oficialmente deixou de ser o líder do ranking da ATP e, nesse período, já levantou duas taças. Neste domingo, ele levou o título do Masters 1000 de Xangai, ao bater Juan Martín Del Potro, em um lindo jogo com duas horas e 32 minutos de duração: 6-1, 3-6 e 7-6(3).

Há uma semana, já havia levado o título do ATP 500 de Pequim, quando bateu Rafael Nadal em, sets diretos: Nadal que é o responsável por tirar a liderança de Djoko no ranking.

É o 15° título de Masters 1000 da carreira do sérvio. Na lista de principais campeões, ele só fica atrás de Rafael Nadal (26), Roger Federer (21) e Andre Agassi (17). Gustavo Kuerten, o melhor brasileiro na lista, é o 9° com mais taças, com cinco conquistas.

Apesar da conquista, ele não recupera o posto de n° 1, já que defendia o título chinês de 2012 - manteve os 1000 pontos no ranking conquistados há um ano.

A decisão

Em busca de seu segundo título de Masters 1000 no ano (conquistou também Monte Carlo), Djokovic começou a partida com cara de quem daria um "pneu" logo de cara. Quebrou Del Potro no segundo e no quarto games e fez 5 a 0.

O argentino demorou a entrar no jogo e só foi vencer um game no 6°. Mesmo assim, ainda teve que salvar dois set-points para evitar o "pneu". Porém, em seguida, Djokovic fechou tranquilamente em seu serviço e fez 6-1 em pouco mais de meia hora de jogo.

Foram 13 winners do sérvio contra apenas sete de Del Potro, e Djoko teve aproveitamento de 78% no 1° saque, contra baixos 56% do argentino.

Na segunda parcial, porém, o jogo mudou. Del Potro entrou de vez no clima de decisão e, logo no 2° game, quebrou o saque do sérvio. Depois, em um dos melhores games da partida, chegou a estar com 0-40 quando vencia por 4 a 2. Porém, virou após bela paralela de direita. 

Se recuperando no saque (71% no 1° serviço x 58% de Djoko), ele conseguu fechar em 6-3 e empatar a final.

Ambos, na última semana, haviam conquistado títulos: Djoko em Pequim, Delpo em Tóquio. Na final, estavam empatados. Então, nada mais justo do que o jogo ser decidido apenas no tie-break. Para chegar lá, porém, o argentino teve que salvar dois match-points quando sacava com 4-5 contra.

Só que Djokovic estava inspirado no saque: com 8 aces no set final, conseguiu um mini-break em 4 a 2 e não mais saiu da liderança. Fechou em 7 a 3 e fez dois sets a um, para conquistar seu quinto título no ano.

AO LADO DE CROATA, MELO CONQUISTA XANGAI NAS DUPLAS

  • O brasileiro Marcelo Melo, na manhã deste domingo, transformou de vez o ano de 2013 em inesquecível para o tênis de duplas do Brasil. Ao lado do croata Ivan Dodig, ele bateu a dupla espanhola formada por Fernando Verdasco e David Marrero e levou a taça do Masters 1000 de Xangai (parciais de 7-6(2), 6(6)-7 e 10-2). É a segunda taça de duplas na segunda maior série de torneios da ATP na história do Brasil: a primeira foi conquistada em agosto deste ano, com Bruno Soares, em Montreal. O título de Melo e Dodig coloca a dupla em 3° na corrida para as Finais da ATP.