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Lojas de moda invadem tênis e rivalizam com Nike e Adidas nas Finais da ATP

Fernando Duarte

Do UOL, em Londres (Inglaterra)

08/11/2013 10h00

Alguém na Adidas deve estar coçando a cabeça: quatro anos depois de sacrificar Novak Djokovic para fechar a peso de ouro com Andy Murray, o sérvio é um jogador bem mais estabelecido e vitorioso, apesar de toda a publicidade despertada pelo triunfo de Murray (sobre Djokovic) em Wimbledon, há quatro meses. Já na sede da grife popular japonesa Uniqlo, as risadas devem estar ecoando, ainda no rastro do anúncio da inusitada parceria com o sérvio, no ano passado.

Se antes a Lacoste, justamente fundada por um ex-tenista e hoje com Richard Gasquet como principal garoto-propaganda, nadava de braçadas na condição de grife que entrou no esporte, hoje, além da companhia da Uniqlo, ela também tem ao seu lado a sueca H&M, patrocinadora do tcheco Thomas Berdych, também disputando as Finais da ATP nesta semana em Londres. Ele e Djokovic são a ponta de lança do que especialistas consideram uma invasão de confecções mais tradicionais no mundo do esporte.

‘’Há uma tendência no mundo da moda mais casual de dar mais atenção ao esporte e ao exercício. As pessoas hoje cuidam mais da saúde, fazem mais exercícios, é um filão que as empresas não podem deixar de tentar explorar", afirma Isabel Calvill, analista de mercado da consultoria britânica Planet Retail, que monitora diversos segmentos da economia britânica e europeia.

Obviamente, trata-se também de uma oportunidade preciosa de exposição. Embora tenha lojas em diversos locais do mundo, a Uniqlo experimentou com Djokovic uma exposição de marca que não poderia ter obtido se tentasse enfrentar gigantes do ramo de material esportivo como a Adidas e a Nike – esta patrocinadora de Rafael Nadal, Roger Federer e Juan Martin Del Potro – numa competição publicitária mais tradicional.

A grife japonesa, mais conhecida por roupas "hipster" mais baratas, já lançou duas coleções de uma linha especial de roupas esportivas, em que Djokovic teve participação no design. Embora Berdych tenha um apelo bem mais reduzido que o sérvio, a H&M também lançou uma linha esportiva na carona de sua associação com o tcheco.

Apesar dos preços mais camaradas que os produtos de rivais como a Nike, os designs têm o que se pode chamar de “capricho”no visual. Ironicamente, num dos torneios mais importantes do ano, e em Londres, a Adidas acabou ficando sem representante depois da lesão nas costas que fez Murray desistir de disputar as Finais.