Topo

Tem suíço na final do Aberto da Austrália. E não é o Federer

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 10h10

Ele é suíço, está entre os 10 melhores tenistas do mundo e é o primeiro finalista do Aberto da Austrália. Mas quem pensou em Roger Federer está enganado. Ofuscado por muitos anos pelo compatriota, Stanislas Wawrinka mostrou nesta quinta-feira que pode assumir o papel de protagonista do país ao se classificar para a primeira decisão de Grand Slam na carreira.

Em uma partida complicada e decidida após três tie-breaks, Wawrinka derrotou o tcheco Tomas Berdych por 3 a 1, com parciais de 6-3, 6-7 (1-7), 7-6 (7-3) e 7-6 (7-4). Agora aguarda o duelo de gigantes entre Federer e Rafael Nadal, que ocorre nesta sexta-feira, às 6h30 (horário de Brasília), para saber quem será seu último obstáculo na busca pelo título.

Se precisou quebrar sua ‘freguesia’ para eliminar Novak Djokovic nas quartas, Wawrinka conseguiu segurar seu retrospecto positivo diante do rival desta quinta. Foi a sétima vitória do suíço contra Berdych nos últimos oito jogos, quatro delas consecutivas.

Ainda invicto no ano, o atual número 8 do mundo vem tendo um 2014 'perfeito'. Foram 10 jogos e 10 vitórias até aqui. Além da caminhada rumo à final do Aberto da Austrália, Wawrinka também venceu o torneio de Chennai no começo do mês.

Para derrotar Berdych, o suíço precisou vencer dois tie breaks. Com o saque apurado, os tenistas pouco eram ameaçados com o serviço em mãos. A única quebra do jogo aconteceu no primeiro set, quando Wrawinka levou a melhor por 6 a 3.

O equilíbrio do duelo também pode ser refletido pelos números finais da partida. Em pontos conquistados, Wawrinka venceu apenas um a mais: 143 contra 142 do tcheco. Além disso, ambos cometeram os mesmo 49 erros não forçados. Nos winners, pequena vantagem para Berdych: 60 a 57.

MOMENTOS CHAVE DO JOGO

1º set-4/3 (15/40) - Berdych comete falhas, erra um smash fácil e cede a quebra em momento crucial do set inicial. Wawrinka aproveita e saca para para fazer 1 a 0.
2º set-6/6 (7/1) - Após set equilibrado e sem quebras, Berdych dominou o tie break e não deu chances para Wawrinka.
3º set-4/4 (30/40) - Wawrinka dá a primeira chance de quebra para Berdych, mas se recupera com bons saques, vibra muito e grita: 'Come on!' (Vamos lá!).
 -6/6 (2/3) - Berdych comete duas duplas faltas e Wawrinka não desperdiça a vantagem para fechar o terceiro set por 7 a 3.
4º set-6/6 (1/3) - Mais uma vez Berdych comete a dupla-falta e se vê em situação ruim no jogo. Wawrinka novamente mantém a regularidade e fecha o jogo por 3 sets a 1.