Topo

A quadra não estava lotada, mas quem foi viu o típico Nadal na estreia

Do UOL, em São Paulo

18/02/2014 22h29

Apesar da organização do Rio Open divulgar que todos os ingressos para a estreia de Rafael Nadal estavam vendidos, a quadra central do torneio não estava lotada na noite desta terça-feira. Mas quem foi ao jogo viu o típico Rafael Nadal: metódico. E assim ele bateu o compatriota Daniel Gimeno-Traver em sets diretos, por 6-3 e 7-5, e avançou para as oitavas no Brasil.

Nadal é o sexto espanhol a chegar às oitavas do Brasil - contra apenas um brasileiro, Thomaz Bellucci. O número um do mundo busca seu terceiro título em solo brasileiro: já venceu o Aberto do Brasil duas vezes - a primeira, em 2005, quando era disputado na Costa do Sauípe-BA; a segunda, em 2013, em São Paulo.

O espanhol, principalmente no começo do duelo, pareceu sentir um pouco a falta de ritmo, já que não jogava há três semanas, desde que foi derrotado por Stanislas Wawrinka na final do Aberto da Austrália.

Desde lá, quando se contundiu nas costas, só tinha em seu calendário o torneio de Buenos Aires, na última semana, mas resolveu não disputá-lo alegando problemas estomacais, que impediram que seus treinos fossem regulares.

Recuperado, entrou em quadra nesta noite no Rio de Janeiro sob fortes aplausos do público carioca. Sentindo um pouco a falta de ritmo, se viu com um break-point contra logo no 1° game, mas se recuperou. No sexto game, fez o que Gimeno-Traver não conseguiu e abriu vantagem.

Sobre a volta pós-contusão


Treinei muito pouco antes, então estou feliz por voltar com uma vitória

Em 41 minutos, fechou a parcial e abriu 1 a 0 no jogo. A principal estatística do set mostra o quanto Nadal é detalhista: cada um teve apenas as chances de break já citadas. Só Nadal tirou vantagem.

Na parcial seguinte, Nadal chegou a se irritar com um boleiro, alegando que este demorava para lhe entregar a toalha. Como só tem 25 segundos para colocar a bola em jogo, alegou que isso estava atrapalhando. Em meio à irritação, acabou quebrado por Gimeno-Traver logo de cara, no 2° game.

Mas voltou a ser metódico: quebrou de volta em seguida, sem dar ao rival o gosto de estar na frente do número um do mundo por muito tempo. Levou o jogo empatado até 5 a 5, quando quebrou novamente o rival, no limite para evitar o tie-break. Em seguida, fechou o jogo, após 1h40min.

Nas oitavas, Nadal enfrenta outro compatriota: Albert Montañes, que passou por Robin Haase, em jogo simultâneo, na quadra um.

MOMENTOS CHAVE DA VITÓRIA DE NADAL

  • 1° set: Nadal tem break-point contra logo no primeiro game, mas salva e confirma o serviço.

    No quinto game, fecha pela primeira vez seu saque sem ceder pontos ao rival.

    No game seguinte, aproveita a única chance de quebra que teve em toda a parcial e abre 4 a 2. Três game depois, fecha o set em 41 minutos.

    2° set: Nadal é quebrado no segundo game, após se irritar com boleiro por demora na entrega da toalha.

    Porém, quebra de volta no game seguinte e se coloca de volta na parcial, abusando de golpes fortes.

    No 9° game, Nadal deu seu mais belo golpe na partida. Ao ver Gimeno-Traver subir à rede, arriscou uma linda passada de backhand, deixando o rival sem resposta.

    Com dois breaks contra sacando em 5 a 5, Gimeno-Traver vê sua corda da raquete estourar e acaba errando golpe. Nadal saca para o jogo no game seguinte e vence o duelo.